Identidade cultural na contratação

Opinião / 09/08/2019 - 06h00

Vinícius Coelho

Sabemos que o engajamento dos colaboradores reflete diretamente nos resultados e crescimento de uma empresa. Pesquisa realizada pela Right Management, especialista global em carreiras, revela que funcionários motivados no ambiente de trabalho são 50% mais produtivos.

Outro estudo feito pela The Marcus Buckingham Company, que fornece soluções de desenvolvimento de liderança para organizações, mostra que, no nosso país, 16% dos profissionais se consideram totalmente engajados no seu respectivo trabalho. Embora ainda possa ser considerada uma porcentagem pequena, é a terceira do ranking mundial, atrás de EUA/China e Índia, demonstrando que a motivação e engajamento ainda são questões a serem buscadas por empresas de todo o mundo.

Pensando nisso, novas marcas, principalmente startups, procuram sempre motivar e engajar seu público interno. Entre os pontos que os motivam estão: ambiente de trabalho alinhado às expectativas, reconhecimento e estabilidade.

Para isso, uma ferramenta que deve ser explorada pelas marcas que buscam esses resultados para suas equipes internas é a contratação por fit cultural, que é alinhar a cultura organizacional da empresa aos valores e/ou propósitos do candidato. É uma contratação muito mais assertiva, porque, além das habilidades técnicas, o perfil da pessoa é analisado por diferentes vieses.

Neste contexto, tudo é analisado, desde a combinação do profissional com os outros membros da equipe, até valores da empresa e cultura. Todos esses pontos são muito bem avaliados, gerando estabilidade a longo prazo e turnover bem baixo. Muitas empresas de tecnologia já estão usando a identidade cultural como ferramenta de assertividade nas contratações, entre elas, a Loggi, a Hotmart, o Ebanx e o Nubank, e estão obtendo sucesso.

De fato, uma empresa deve sempre buscar os melhores colaboradores possíveis para seu time. Para isso, processos de atração e seleção devem ser desenhados com foco nisso e no fit cultural, para que possamos validar se o candidato, tecnicamente completo, está alinhado com os valores da empresa e será um excelente profissional.

O primeiro passo para aplicar esse conceito no recrutamento é a empresa ter muito bem definido quais são seus valores, que ambiente de trabalho quer proporcionar (colaborativo, pressão, transparente etc.) e saber comunicar e praticar esses valores. Só uma empresa que tem autoconhecimento e sabe a posição que ocupa (ou quer ocupar) no mercado poderá usar essa ferramenta a seu favor.

Durante o processo, em si, o fit cultural deve ser avaliado por meio de um conjunto de perguntas comportamentais que visam entender como a pessoa reage a determinadas situações. Isso pode ser feito pelo time de recrutamento ou por algum colaborador designado, que tenha a cultura da empresa muito bem absorvida. É uma etapa que pode vir tanto no começo como no fim do processo seletivo, já que normalmente tem caráter eliminatório.

Com todos os pontos alinhados, a identidade cultural se torna peça fundamental na atração e seleção dos melhores profissionais. Entre todos os benefícios, a ferramenta consegue premeditar desalinhamentos entre expectativas e necessidades da empresa com o comportamento e as habilidades do profissional, além de economizar com processos de demissão e contratação, uma vez que irá reter o talento, garantindo profissionais mais maduros e coesos, com bastante tempo de casa.

Havendo um fit entre empresa e público interno, a satisfação dos funcionários, com um clima organizacional positivo e saudável, é refletida na qualidade dos processos. Uma vez que o funcionário está 100% motivado e incentivado a promover o crescimento da empresa, trabalhando para isso, há crescimento de todos os envolvidos.

Em suma, são muitas as vantagens geradas por essa solução de Recursos Humanos, desde questões práticas até as mais pessoais e subjetivas. E é por essa abrangência que não pode ser subestimada por nenhum profissional da área ou empresa, e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente no que diz respeito a startups. Utilize sem moderação!

Talent Attraction Specialist da Liv Up, startup de alimentação saudável

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