Incertezas e crescimento

24/07/2018 às 20:19.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:34

Aroldo Rodrigues*

A greve dos caminhoneiros atrapalhou o crescimento da economia. O ritmo da retomada, que já era lento, foi prejudicado. Além de comprometer o crescimento de 2018, a greve alterou negativamente a projeção das expectativas, e o desempenho futuro também pesou no aumento da inflação.

No mês passado esperávamos uma inflação abaixo do piso da meta anual de 3% – previsão que foi revisada pelo Banco Central. Atualmente a projeção é que tenhamos uma inflação em dezembro de 4,2% com a possiblidade de ultrapassarmos o centro da meta, que é de 4,5%.

Nesse sentido o câmbio também pode ter um peso relevante. O dólar reflete o ambiente de incertezas do exterior, o ambiente de guerra comercial vivido com a China provoca elevações na taxa de juros dos Estados Unidos, fator que altera o fluxo de capitais no mercado internacional.

No ambiente interno, temos as eleições com um horizonte ainda nebuloso. Um possível segundo turno entre Marina Silva e Bolsonaro não é bem visto pelo mercado. Marina, com posturas mais a esquerda com a ausência de posições sobre assuntos importantes, não passa segurança. Do outro lado, Bolsonaro com seu posicionamento extremista, também não é bem visto. 

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, ressaltou a importância das pautas reformistas e dos ajustes necessários para a consolidação do cenário de baixa inflação no longo prazo. 

A equipe econômica do governo renovou a aposta na tendência, fixou a meta em 3,75%, mas o direcionamento do mercado aponto que será uma dura tarefa atingir o alvo fixado.

Como dissemos, câmbio, desequilíbrio fiscal e incertezas políticas devem puxar a taxa de inflação para cima e trazer consigo um aumento na taxa básica de juros como efeito compensatório.

Dos entraves apresentados nesta coluna, acredito que as eleições seja m o evento com maior influência nos rumos da nossa economia, visto que o governo atual, após tantos desgastes, já se vê sem armas para revigorar o crescimento.

*Economista, pós-graduado em consultoria empresarial, palestrante e professor universitário
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por