Inspiração vem de uma mente quieta e relaxada

Opinião / 03/12/2020 - 06h00

Sandya Coelho*

Com que frequência você se vê inspirada(o)? Sabemos que inspiração é uma ferramenta básica, e necessária, para qualquer profissional, mas cada vez mais difícil de se alcançar diante da vida corrida e infinitas responsabilidades profissionais e pessoais. Além disso, a ansiedade e o estresse também se mostraram mais intensas nos últimos meses por conta da pandemia e, segundo o Google, a busca por meditação aumentou 4.000% em relação ao ano passado. O que pouca gente ainda sabe sobre inspiração, e também criatividade, é que ambas estão diretamente relacionadas a uma mente quieta e relaxada.

Experimente passar um dia inteiro num lugar tranquilo, uma praia ou campo, sem se preocupar com qualquer responsabilidade. Parece uma experiência quase inalcançável para algumas pessoas, certo? Mas após esse momento de desligamento quase total da realidade, muito provavelmente você voltará relaxado, inspirado e até mais criativo.

Agora ouse trazer essa mesma experiência antes de iniciar uma rotina corrida de trabalho, durante alguns minutos pela manhã. Ao invés de passar um dia inteiro na praia, sente-se numa postura confortável, se imagine num lugar que remete à tranquilidade, inspire profundamente e exale lentamente, e apenas tente aquietar os pensamentos por alguns minutos. Se você conseguir aplicar esse simples exercício de silenciamento da mente no seu dia, muito provavelmente se sentirá mais relaxado e tranquilo. Inclusive, existem diversos conteúdos e cursos didáticos e até gratuitos na internet para aprender algumas técnicas de meditação - prática que envolve concentração no corpo e na mente -, que são voltadas tanto para níveis iniciantes quanto avançados.

Mas você pode estar se perguntando: o que meditação tem a ver com criatividade? Para contar o que me inspira no meu dia corrido, eu precisava antes revelar o que me relaxa, porque descobri que uma coisa é consequência da outra e venho usando essa técnica para estar constantemente inspirada e criativa no exercício da minha profissão na área de comunicação.

Após 15 anos atuando na minha área, senti que faltava algo que me trouxesse mais equilíbrio e me ajudasse a não me sentir esgotada após um dia de trabalho corrido. Foi quando busquei me aprofundar no aprendizado do Hatha Yoga. Conciliar o yoga com a minha profissão deu tão certo que hoje mostro para outros profissionais da empresa como é possível se manter numa alta performance profissional buscando ter uma vida mais equilibrada, por meio da prática diária da meditação.

Duas vezes por semana, eu e a equipe da empresa nos reunimos - agora virtualmente - e começamos com uma prática de alongamentos combinados com respiração para relaxar as tensões do corpo e obter maior consciência corporal. Em seguida, fazemos alguns exercícios de respiração para tranquilizar e ficar mais atentos aos sentidos. Depois, vamos silenciando a mente para iniciar a meditação. No fim da aula, eles compartilham como estão se sentido e é muito gratificante ver como esses minutos de autocuidado permitem mudar o estado mental e melhorar o dia.

E os resultados, como eles mesmos compartilham, são infinitos. Uma mente relaxada borbulha de ideias, é mais organizada, se desgasta menos no fim do dia, produz mais, dorme melhor e não adoece com facilidade. É perceptível que as pessoas estão buscando cada vez mais alternativas para lidar com as aflições do dia a dia, assim como a meditação, para conciliar a uma rotina que também proporcione mais bem-estar.

*Diretora de comunicação e parcerias no GetNinjas

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários