Líder, alguém capaz de fazer a diferença

27/09/2017 às 18:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:45

Renato dos Santos Lisboa*

O líder é uma pessoa que foge ao senso comum. Realiza o papel dele e ainda possui competências e qualidades que o colocam à frente dos demais. É sempre identificado como alguém que inspira boas mudanças e transforma o ambiente por onde passa.

Um líder possui habilidades especiais para enxergar situações difíceis e agir de modo a resolvê-las. Sempre é um bom ouvinte, respeita as opiniões alheias, está em aprendizado constante e busca melhorias. É alguém que merece a confiança de todos e, para ser melhor, há de ter autoconhecimento. Então, ele constantemente está em evolução. Nunca está pronto, mas pronto está para enfrentar as vicissitudes.

Em um ambiente organizacional, como uma empresa, é fundamental a confiança. Essa gera um sentimento de pertencimento à equipe e isso impulsiona os liderados a obterem os resultados esperados.

É imprescindível, portanto, passarmos a enxergar os líderes não apenas como pessoas capazes de motivar, mas, muito mais do que isso, de absorver os anseios da equipe e extrair o que de melhor cada um tem para atingir o alvo.
Reforçando algumas qualidades inerentes a um bom líder.

É um bom ouvinte
Ouve além das palavras. Ele consegue enxergar tudo que está por trás dela, o contexto, traduz e interpreta os gestos, a expressão facial e todo meio da comunicação presente no ambiente onde ele se encontra.

Adequa-se às situações
Está sempre preparado para algo novo. Entretanto, adapta-se facilmente às circunstâncias positivas. Usa a criatividade visando enfrentar situações de mudança. Tem fórmulas múltiplas para soluções de problemas.

Respeita a opinião de todos
É muito importante que ele se conheça e tenha certeza das próprias convicções, porém o respeito ao outro é indispensável. Vivemos em um mundo de diversidade e, em um ambiente de equipe, encontrar opiniões diferentes, até mesmo opostas, é inevitável. Nessas circunstâncias, o líder tem de ser hábil para evitar enfrentamentos e conflitos desnecessários. Nesse momento, é preciso que o respeito impere.

Um líder NUNCA para de estudar e está SEMPRE em busca de melhorar
Quem deseja liderar deve “saber que nada sabe”. Estar em aprendizado constante e em busca de lapidar um diamante. Ser incansável por natureza e estar à frente do seu tempo quando necessário. Buscar sempre conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Nesse sentido, o líder é dinâmico.

Visando ser alguém capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, o líder busca transformar corações. Para um líder, nada está concluído. Tudo pode ser aperfeiçoado. O céu é o limite!

Se você deseja ser um líder, motive-se e mãos à obra.

(*) Empreendedor serial. Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas, coaching, wellnesscoaching e áreas afins

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por