Lições do trabalho voluntário

Opinião / 28/12/2018 - 00h57

Bernardo Paiva*

Sou sempre questionado por algum jovem em início de carreira se fazer um trabalho voluntário é importante para se destacar em processos seletivos. A resposta mais honesta para essa pergunta é sim. Mas não só para seu futuro profissional. É importante porque nos ajuda a abrir os olhos para a realidade que nos cerca e a gerar um impacto positivo que ultrapasse os nossos muros.A troca de experiências que o voluntariado proporciona nos ajuda a criar empatia e, especialmente, nos dá um propósito. Em uma época veloz e digital como a que vivemos, poder dedicar parte do tempo a uma causa que nos toque é de uma riqueza ímpar.

Oportunidade para isso não falta. Estamos falando de mais de 800 mil ONGs no Brasil, de acordo com dados do Ipea, e de cerca de 7,4 milhões de brasileiros que fizeram algum tipo de trabalho voluntário em 2017, segundo o IBGE. Recentemente, pude sentir na pele o que é isso ao ter o privilégio de conhecer o Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões. Ele é um verdadeiro empreendedor e fundador de uma organização que, como ele diz, faz a diferença na quebrada. Ele chegou até mim com um pedido: ajudá-lo a fazer gestão. Topamos na hora.

Visitamos comunidades pelo país e, no contato com essas diferentes realidades, percebemos que tínhamos algo especial para compartilhar: nosso sistema de gestão. Pensando nisso, a Cervejaria Ambev lançou em 2018 o VOA, um programa para compartilhar com ONGs nosso conhecimento e ferramentas de gestão. Convidamos nossos funcionários a se juntarem à causa e o engajamento interno no projeto nos deixou muito contentes. Mais de 700 funcionários se candidataram como voluntários. Nesse primeiro ano, conseguimos ajudar mais de 180 ONGs e, em troca, recebemos lições de vida e novos aprendizados.

Voltando aos números do IBGE, 91% dos brasileiros que desenvolveram trabalho voluntário em 2017 fizeram por meio de empresa, organização ou instituição. São dados que apontam a responsabilidade que temos como empresa e a força que, juntos, podemos angariar. 


(*) Presidente da Cervejaria Ambev

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários