Milton Lucca: o decano da imprensa mineira

23/12/2016 às 17:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:12

Aristóteles Drummond*

Existem homens que constroem uma biografia passo a passo, desde a mocidade e de maneira ininterrupta. E com sólidas bases na dedicação, competência e correção.

Minas Gerais tem no jornalista Milton Luca de Paula, que passou dos 85 anos, o seu mais antigo profissional em atividade, dirigindo com amor sua rádio no sul de Minas, sem deixar de acompanhar a Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT), que dirigiu por muitos anos.

Milton vem do tempo em que o jornalismo estava muito presente na política, junto aos políticos, servindo de um elo permanente de governantes com as aspirações populares. Tanto que, quando jovem repórter de jornal, em 1956, foi integrar a assessoria de imprensa do governador Bias Fortes, indo depois, em 61, para Brasília servir no gabinete do primeiro-ministro Tancredo Neves. Sempre ligado aos jornais de Belo Horizonte, muitos já desaparecidos, exerceu funções no antigo DNER, de onde é funcionário aposentado, e teve grande destaque no gabinete do governador Ozanan Coelho, a quem acompanhou ao longo da vida, ligado inclusive por laços familiares. 

É oportuno ainda lembrar que não faltou a trajetória do grande e completo jornalista mineiro a vitoriosa experiência no setor privado, quando inovou e marcou época. Assim como o Banco Mineiro do Oeste, de João Nascimento Pires, a organização a que ajudou ser referência de modernidade no setor bancário.

Foi no Banco Mineiro do Oeste, fenômeno no setor dos anos 60 e 70, que Milton introduziu a assessoria de comunicação moderna, atuante, retirando os bancos da sombra em relação à publicidade e à participação no processo de desenvolvimento do país. 

Quem primeiro me chamou a atenção para a maneira mansa, mas firme, de valorizar a comunicação de Milton Luca, foi o meu então chefe Heron Domingues, titular de uma coluna diária que chegou a ser publicada em 31 jornais do país, atendendo a uma sugestão daquele que é agora o decano da imprensa mineira. E hoje são comuns as colunas publicadas simultaneamente em jornais de diferentes pontos do Brasil. 

Um valor como este é exemplo para as novas gerações. Como foi para a minha.

(*) Jornalista e escritor

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por