Minas de Sonhos

03/11/2016 às 20:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30

Tio Flávio*

Um certo dia, durante palestra para professores, um participante me perguntou qual seria a saída para o Brasil. Eu citei a assistente social Maria Ribeiro da Silva, que viveu no Rio Grande do Sul e afirmava que tudo passaria pelo resgate da família e assistência à infância e à adolescência. Mas ela completava sempre: “é preciso desenvolver a confiança, diálogo e respeito entre as pessoas.” 

Já a professora Noemi Gontijo, responsável pela linda obra do Salão do Encontro, em Betim, conta uma história de um artesão, meio incrédulo, que foi convidado por ela a observar uma mulher ao amamentar. Olhando a cena ele afirmou: “já entendi: a senhora quer que eu tire afeto do barro, não é isso?”

O projeto social ‘Minas de Sonhos’ traduz tudo isso. Com investimento nos jovens, é possível ter mudanças consideráveis numa sociedade que está cada vez mais descrente.

Funcionando no turno da tarde e atendendo cerca de 120 adolescentes, com idades de14 a 16 anos, alunos dos ensinos fundamental II e médio, devidamente matriculados e freqüentes nas escolas das cidades de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo participam diariamente de oficinas esportivas, culturais, orientações para o mercado, workshops de trabalhos manuais e artes, além de ações de inclusão digital. Os princípios básicos do projeto são o desenvolvimento pessoal e social, a preservação do meio ambiente, a melhoria na qualidade de vida, alimentação, saúde e cidadania.

Gerenciado pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), o projeto conta com o apoio da BH Airport (concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves), além das administrações municipais das quatro cidades no entorno do aeroporto, que selecionam 30 jovens de cada município para o programa.
A coordenadora do projeto, Micheli Santos, afirma que o aluno é preparado para o competitivo mercado de trabalho, além de todo um esforço para o resgate da autoestima dos adolescentes e estímulos para que não desistam dos seus sonhos.

Os professores que participam do projeto também preparam os alunos para as oportunidades profissionais que existem nas empresas da região. As atividades/oficinas são desenvolvidas nas dependências da fundação Pedro Leopoldo.

(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por