Missão cumprida

18/06/2018 às 20:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49

Aristóteles Drummond *

Não existe verdade absoluta. A renovação é sempre saudável, mas não necessariamente quando se tem uma direção correta dando resultados. É aquela história de não se mexer em time que está ganhando. Por isso, cada caso é um caso.

Foi anunciada a decisão do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio de Oliveira Santos, de não postular mais uma reeleição, depois de quase 40 anos exercer o cargo com eficiência, discrição e austeridade. Um idealista, que criou, na cidade do Rio de Janeiro, uma escola de excelência de reconhecimento internacional. Uma instituição que reúne centenas de alunos de todo o Brasil, em regime de internato, onde a formação é integral , com cursos paralelos. Entrega ao país jovens preparados por um corpo de professores e instrutores da mais alta qualificação. 

A equipe que montou reúne seus contemporâneos, merecedores da admiração e do respeito dos brasileiros pelos serviços prestados e que ainda prestam. Os ex-ministros Ernane Galveas, 96 anos, e Bernardo Cabral, de 84, são seus consultores. Oliveira Santos formou ainda um Conselho Técnico na entidade que, em tese, daria para montar um ministério de salvação nacional. 

O ambiente de respeito e seriedade na CNC a faz unida e esta sucessão se dará na certa continuidade, uma vez que o nome preferido pelas entidades estaduais é o do vice-presidente, José Roberto Tadros, do Amazonas. A instituição, com este novo comando, poderá, com maior informação, impulsionar a mão de obra do turismo na região e o grande instrumento é justamente o Senac.

Entre as mais graves deficiências nacionais está justamente a formação qualificada da mão de obra e o apoio ao pequeno empreendedor, daí a importância do sistema S , que inclui ainda o Sebrae. Este último dirigido por personalidade nacional, que é Afif Domingos, político e empresário respeitado que presidiu a Associação Comercial de SP. O sistema Senac-Sesc protege o maior contingente de trabalhadores do Brasil, que são os comerciantes e comerciários. Por essas e outras é que devemos lutar pelo Brasil, pois nem tudo está perdido.

*Jornalista e escritor
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por