Moda e sustentabilidade

06/11/2018 às 20:38.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:38

Graziela Bicalho *

Você já se pegou questionando não ter uma roupa ideal ao abrir um armário lotado? E qual a solução aparentemente mais simples? Ir às compras. Costumamos comprar roupas que usamos poucas vezes e depois elas ficam lá, para preencher um local que contém muito mais do que precisamos. Porém, em vários países isso já está mudando.

Segundo dados da Ellen MacArthur Foundation, o correspondente à carga de um caminhão de roupas é perdida a cada segundo no mundo e menos de 1% dos materiais utilizados na produção são reciclados. Entretanto, em uma avaliação geral, deve-se levar em conta não apenas os poluentes óbvios, mas também o uso e vida útil de cada peça.

É aí que entra a economia circular. Essa alternativa à economia tradicional ganha cada vez mais espaço e traz benefícios ao meio ambiente. Um dos principais questionamentos é a irrelevância da propriedade. Pense em Uber, Spotify, AirBnB... E claro, essa discussão chegou ao mundo da moda, fazendo com que as roupas sejam adequadas ao mesmo conceito, por meio do compartilhamento. 

Já existem bons cases que comprovam o sucesso dessa iniciativa. A Rent the Runway, criada por duas alunas de Harvard, em 2008, começou com o serviço de aluguel online de vestidos e acessórios. O investimento deu tão certo que a empresa já conta com sete lojas físicas. Hoje, a empresa possui um catálogo com mais de 50.mil itens. E o negócio já levantou mais de 50 milhões de dólares em investimentos.

Outro exemplo de negócio sustentável é a marca alemã Kilenda, que oferece o serviço de aluguel online, exclusivamente para roupas e acessórios de maternidade e infantis, um dos setores que mais desperdiçam na indústria têxtil. Esse tipo de negócio, segundo estudo da Agência de Eficiência de Recursos do Reino Unido, reduz o uso de material e as emissões de dióxido de carbono e proporcionado à roupa uma vida útil mais longa.


Por fim, vale ressaltar que é perceptível que os consumidores estão cada vez mais abertos a mudanças e a locação poderia ajudar a alcançar uma indústria mais sustentável. O aluguel de roupas tem o potencial de reduzir o desperdício e aumentar a vida útil das peças de vestuário. Para atingir tal objetivo é necessária uma mudança sistêmica na prática comercial e no comportamento do consumidor.

(*) Empresária e administradora de empresas
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por