Modelo de máster franquias

26/09/2016 às 20:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:59

Luiz Ricardo Silva*

Com a globalização e a tendência crescente de internacionalização de empresas de diferentes lugares do planeta, o conceito de máster franquias vem ganhando força, atraindo inúmeros empreendedores interessados em um território específico. O Brasil, certamente, é um dos grandes protagonistas nesse cenário, já que somos, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a quarta nação com o maior número de franquias no mundo, atrás somente da Coreia do Sul, Estados Unidos e China, respectivamente.

R$ 139,5 bilhões. Esse foi o valor que as franquias lucraram em terras brasileiras em 2015, índice 8,3% maior que em 2014. O máster franqueado assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades em uma determinada região, recebendo parte do valor da taxa e dos royalties cobrados.
Essa estratégia permite uma maior capilaridade no processo de expansão, possibilitando uma manutenção mais efetiva dos padrões da franqueadora e um melhor suporte aos parceiros de negócio. Para isso, o empreendedor desembolsa um valor superior para a franqueadora, a fim de explorar a marca e definir estratégias de crescimento. 

O máster franqueado deve ter capacidade de liderança e de gestão, um bom faro financeiro e operacional, além de conhecer a fundo a marca, os direitos e deveres das partes e envolvidas, bem como a legislação vigente no país em questão. O conhecimento do potencial de consumo local e as idiossincrasias de mercado também são essenciais para o sucesso da empreitada.

Investir no modelo de máster franquias no Brasil, um país continental e miscigenado, é um desafio complexo e que, ao mesmo tempo, oferece diversas possibilidades. Os segmentos são variados e há opções para explorar o mercado alimentício, hoteleiro, automotivo, de vestuário, decoração e design, comunicação, saúde, entre outros. Diante das inúmeras conjunturas possíveis, o planejamento estratégico é vital para o sucesso do negócio. Mais do que isso, para ser máster é preciso colocar em prática o verdadeiro sentido da palavra “empreender”: a inovação.

(*) Diretor da Plus Grupo e da máster franquia Minicards Brasil

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por