Morrendo por um salário

07/02/2020 às 16:50.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:34

Mauro Condé

“Se você soubesse que seu último dia de vida está bem próximo, você faria exatamente aquilo que planejou fazer hoje? Caso responda “não!” durante um longo período, encare isso como um sinal de que algo precisa ser radicalmente modificado em sua vida” (Steve Jobs).

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Gestão de Vida e Carreira.

Eles me levaram para a Universidade de Stanford, onde fui recebido pelo professor Jeffrey Pfeffer, autor do livro “Morrendo Por Um Salário”, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Nunca trabalhe por um longo tempo num ambiente muito tóxico e nocivo para a sua saúde física e psicológica.

Trabalhar num ambiente altamente desmotivador e lotado de estresse, pressão, conflitos e injustiças é hoje a maior causa de doenças, de mortes e principalmente de altos gastos com saúde no mundo.

Assim como você jamais ficaria parado em uma sala pegando fogo e cheia de fumaça, jamais aceite ficar parado em um ambiente de trabalho muito ruim em troca de um salário.

Eu adicionaria a esses conselhos:

Faça um plano para se livrar daquilo que te faz muito mal.

Tente mudar a situação na própria empresa onde trabalha, mudando de trabalho ou de setor.

Procure aumentar sua atratividade profissional, buscando mais treinamentos e mais estudos que te permitam aprender novas habilidades e conhecimentos.

Quando seu ambiente de trabalho não for mais tolerável, abra uma poupança e faça uma reserva financeira mensal que te permita sobreviver de forma independente por um bom tempo desempregado.

Faça um plano de mudança de emprego, aos moldes do profissional que mais corre riscos na vida, o trapezista de circo, que nunca pula para o outro trapézio sem antes se assegurar de que ele está ao alcance de suas mãos.

O melhor momento para procurar um outro emprego é enquanto você está empregado.

Se estiver se sentindo invisível no seu trabalho atual, faça networking aumentando seus contatos com profissionais de outras empresas, a fim de se tornar visível para o mercado.

Parta para um novo projeto de vida quando sentir que a fumaça tóxica do seu ambiente de trabalho estiver te sufocando.

Crie coragem e peça demissão, pois é melhor deixar o emprego ruim do que adoecer ou morrer por um salário.

Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por