Morrer ou falar em público?

07/12/2017 às 19:54.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07

Rodrigo Moreira*

Apresentar projetos, falar em reuniões com clientes ou equipe, defender uma tese de mestrado. Para 41% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pelo jornal britânico Sunday Times, no ano passado, a morte seria melhor do que quaisquer dessas situações ou outras que exijam falar em público. Essa questão vai muito além do falar, a desenvoltura de um indivíduo na hora de realizar atividades corriqueiras pode ser crucial na vida pessoal e, mais ainda, na profissional. 

Setenta por cento dos profissionais americanos concordam que habilidades de se apresentar são cruciais a fim de se obter sucesso no trabalho, mostra um estudo realizado pela Prezi, companhia responsável pela plataforma homônima, que permite a criação de apresentações online. Talvez os outros 30% só não tenham descoberto isso ainda. O diagnóstico revelou também que 20% das pessoas fariam de tudo para evitar se apresentar, incluindo fingir que está doente ou pedir que um colega a substituísse. 

O fato é que uma boa apresentação - seja a uma única pessoa ou uma plateia lotada - independente da área de atuação, passa uma imagem positiva e concede credibilidade. Contar histórias de maneira clara e convincente, por sua vez, é requisito para uma carreira de sucesso. Quem busca se destacar e liderar precisa inspirar. Quem vende um produto precisa convencer. Para vender uma ideia, por mais simplória que ela seja, é preciso persuadir a audiência.

Para passar profissionalismo, deve-se avaliar, antes de tudo, o objetivo. Uma palestra em nome da empresa tem um público diferente de uma apresentação comercial, e a atenção a estas minúcias será determinante. Por isso, é essencial estar atento ao público e concorrentes, e ter um objetivo bem definido para conduzir o desenvolvimento do material.  Apenas assim será possível atingir as expectativas da audiência e construir autoridade. 
Quando se trata de vender sua imagem ou a de sua empresa, usar as palavras certas, a linguagem corporal adequada e fazer uma boa apresentação são aspectos que fortalecem a mensagem a ser transmitida. 

Uma boa fonte de inspiração em termos de formato, tempo, recursos visuais e retórica são as TED Talks, que ocorrem em todo o mundo. As performances mais relevantes do canal contam com temas, dados e exemplos atualizados, introduções fortes e engajantes, e personalidade de quem se apresenta. Cada detalhe importa.

Muito da habilidade de se apresentar vem de treinamento e prática, justamente por isso, há esperança para quem sente que precisa de auxílio na hora de chegar lá. E muita gente precisa. Ainda de acordo com o survey realizado pela Prezi, citado no início deste artigo, 70% dos entrevistados gostariam de alguma ajuda para se sair melhor ao falar em público e cativar a audiência. O próprio TED pode ser uma fonte de inspiração, mais de 200 mil pessoas já baixaram conteúdos da Smartalk com estratégias de aprimoramento em apresentações e a Universidade Smartalk chega a fim de democratizar os conhecimentos e formar profissionais mais habilitados para venderem a si, seus produtos e serviços.

Ao invés de fugir de falar em público, é importante lembrar que desenvolver apresentações que engajam e conquistam exige estudo, trabalho duro e criatividade, nada que não faça parte das exigências de mercado aos profissionais de sucesso. 


(*) CEO da Smartalk Apresentações

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