Não consegue entrevistas? Descubra se é você ou seu CV

16/10/2020 às 19:21.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:48

Christopher Spikes*

Existem diversas fontes ensinando como escrever um currículo. Inclusive recomendo que invista tempo pesquisando no Google, como por exemplo dicas de formatação, seções do que escrever, uma breve introdução, etc. O que tenho para dizer é, acredito eu, a parte mais crítica ao formular um CV e para a qual ninguém costuma oferecer ajuda: descrever o seu perfil profissional.

Para começar, é preciso investir em dois elementos:

Verbos “power”, de ação

Você vai encontrar em muitos guias sobre CV que é preciso começar todas as frases com verbos de ação. Na verdade, isso é apenas uma parte do que realmente precisa. Os verbos utilizados precisam ser de “poder”/autoridade, como:
• Liderança: liderei, gerenciei, chefiei;
• Criação: criei, desenvolvi, montei;
• Mudança: aumentei, migrei, mudei;

Obs: Perceba que eu não coloquei verbos como vivenciei ou participei. Se apenas vivenciou ou participou de algo durante sua carreira inteira, até agora, significa que você é uma pessoa passiva, não demonstrando proatividade em querer mudar as coisas ao seu redor. Para seu próximo trabalho, pense como pode mudar isso.

Composição: verbo de poder + iniciativa + resultado quantificado + contexto do resultado.

Esse formato (verbo + iniciativa + resultado quantificado) é de extrema importância, uma vez que norteia seus principais aspectos como profissional. Como bônus, gosto de acrescentar o contexto que gerou esse resultado, se possível. Alguns exemplos:

Verbo de poder + iniciativa + resultado quantificado + contexto do resultado

• Desenhei + campanhas inovadoras de marketing ao misturar o online com offline + como consequência ganhamos 12 prêmios + nacionais de marketing nos últimos 14 anos.

• Aumentei + em 35% + o faturamento anual do segmento de hotéis, + segmento antes com faturamento em queda, através do desenvolvimento de um programa de contas chaves e implantação de um processo que aumentou a produtividade das vendas e qualidade dos contratos.

• Bati ou superei + a meta de rentabilidade + todos os meses por 10 anos em duas lojas, + me tornando o único gerente com esse recorde.

Obs: Se você não pode quantificar e/ou contextualizar suas ações, isso mostra que, provavelmente, você está executando cegamente e não buscando entender o impacto do seu trabalho na organização ou resultados finais. Na minha opinião, é exatamente esse ponto que separa as pessoas que crescem rapidamente das pessoas que ficam estagnadas em um mesmo cargo para o resto da vida.

Obs 2: Essa observação, é inclusive, uma ótima reflexão para você fazer enquanto está empregado. Se estiver com dificuldades em quantificar/contextualizar suas ações, isso provavelmente indicará um problema na sua performance, o que atrapalha seu crescimento dentro da empresa atualmente. Ou seja, a dica não funciona apenas de forma retroativa para adicionar uma experiência no CV, mas também é um importante exercício para o presente.

Certa vez, estava conversando um amigo meu, que ocupava o cargo de analista, sobre a experiência profissional dele. Ele havia implantado um sistema de emissão de boletos na empresa que trabalhava mas descrevia esse feito como uma simples tarefa, não conseguia enxergar o valor. Após algumas provocações durante um exercício de reflexão que não durou mais de 30 minutos, ele percebeu que esse sistema havia feito com que o prazo de recebimento de contas a receber caísse 10 dias, liberando R$ 3,5 milhões de caixa mensal para a empresa. Assim, é importante fazer esse caminho toda vez que pensarmos em descrever nossa trajetória profissional: que valor eu gerei com minhas ações? Como posso contar essa história de uma forma convincente?

Em resumo, não pense que o problema é apenas a sua habilidade de escrever um bom CV. Em muitos casos, a forma como lidamos com os empregos por onde passamos é o que nos acrescenta como profissional, assim ter uma mentalidade que agregue pontos importantes de serem compartilhados. Se sua ambição é crescer em uma organização, para gestão ou diretoria, primeiro é preciso pensar como gerente geral.

Espero que esse texto tenha te ajudado a construir um novo CV. Se você já é um líder e tiver interesse em ajudar outros, aproveito para te convidar a participar do #cvchallenge, se ofereça a ajudar 5 profissionais que precisam de ajuda por 30 minutos no Linkedin. Assim, vamos baixar a taxa de desemprego no país e apoiar uns aos outros.

*Fundador e CEO da Authen *

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por