Napoleão era marqueteiro?

16/05/2018 às 21:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:52

Marco Antonio Costa de Freitas* Marketing pode ser definido como a busca da satisfação de necessidades, sonhos e desejos de pessoas. Mas o marketing seria uma ferramenta, uma teoria que teve seu início no século XX? Parece que o marketing com todas suas estratégias de produtos e serviços, preço, praça (distribuição) e promoção (divulgação) seria uma forma de pensar típica do pós Revolução Industrial, momento em que as empresas passaram a ter condições de produzir em massa, precisando assim expandir mercados.Porém o marketing é antigo, só não era entendido de forma sistematizada, com teorias diversas lhe dando suporte, embora sendo até sofisticado. Se eu disser que a Igreja Católica na Idade Média praticava (sem saber) marketing, você acredita? Pois praticava. Pense em você habitando uma cidade imunda, sem saneamento, sem calçamento, as pessoas levando uma vida horrível, sujas, sem instrução e alimentação adequada, morrendo de pestes e doenças várias. Uma vida obscura e sem atrativos. Aí você olha para uma catedral e vê beleza monumental, entra e sente um aroma delicioso de incenso e mirra. Olha em volta e vê vitrais maravilhosos contando a vida de Cristo, filtrando a luz em cores quase surreais. Escuta um cântico maravilhoso de um coral executando uma peça gregoriana e padres ricamente vestidos. Ou seja, ali você é levado ao paraíso. Você fica maravilhado, quer fugir de sua vida infeliz para aquele lugar de encantamento. Isso é puro marketing: todos os sentidos são contemplados de forma maravilhosa, seus sonhos de satisfação são contemplados.Ande um pouco no tempo. Vá até a era de Napoleão Bonaparte, imperador de França sendo retratado por David em um quadro onde aparece de forma orgulhosa, imperturbável, ricamente adornado, sobre um alazão impetuoso e fogoso, começando a empinar, imagem da glória. Napoleão sabia o valor da imagem construída de forma precisa. E, na verdade, Napoleão era uma figura pequena e seu cavalo empalhado atualmente exposto no magnífico Museu da Armada em Paris, nada mais é do que um pangaré pequeno, rústico e resistente. Branco sim, mas um pangaré. Isto é exemplo de pura criação de imagem e seu posicionamento na mente do público-alvo: seu povo e seus inimigos na Europa. Estratégia de posicionamento: imagem sendo criada na mente das pessoas, marketing!Marketing é antigo, hoje se apóia em teorias e princípios. Porém, de ontem até os dias atuais, quando bem trabalhado leva ao sucesso ao ser a expressão da verdade. Talvez por isso Napoleão tenha durado tão pouco como imperador. A imagem não correspondia à realidade da falta de consideração humana. Marketing pode ser um bem, ou um mal. Como o ser humano, afinal ele é reflexo das suas paixões e pensamentos. Ontem e hoje. Professor nas Faculdades Promove 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por