Ana Regina Braga (*)
As habilidades e limitações estão presentes em todos os seres humanos, e por esta razão, precisamos aprender também com o outro e no convívio com nossos pares, pois cada criança nasce e cresce dentro de um momento histórico de infância, o qual se modifica ao longo do mesmo. Desta maneira, é possível chamar a atenção de vocês para refletirem sobre a constituição cerebral da criança, pois a dimensão cognitiva tem também relação com a dimensão afetiva e social.
O desenvolvimento cerebral infantil é muito rico para estabelecer aprendizagens. Conexões são obtidas a todo instante, principalmente na faixa etária de um a cinco anos de idade. Estas conexões podem ser explicadas pelo período de maturação do cérebro que se estende até a adolescência.
O ambiente onde este sujeito está inserido é fundamental, pois é nele que ele se desenvolve, faz conexões com o mundo, estabelece suas aprendizagens, e para executá-las, é necessário que este esteja seguro, com subsídios positivos para a relação. As habilidades e limitações acontecem dentro da realidade dos alunos com ou sem deficiência.
Atualmente o aluno está exposto a inúmeras informações que são armazenadas e constituintes de suas experiências de vida. No entanto, ainda é uma fase difícil para filtrar as informações recebidas, e assim necessitam da intervenção ou mediação do adulto para que contratempos sejam evitados e possam efetivar suas aprendizagens de maneira eficaz.
Nesse momento, é possível pontuar a importância do professor na aprendizagem dos alunos da Educação Especial. Tanto o docente quanto o aluno devem ter um espaço e um tempo dedicado a refletir, pensar e trabalhar como podem ser realizadas, organizadas e executadas as atividades por ambas. Essa é uma oportunidade para que eles possam modificar o que for necessário.
Cada professor deve estar atento em sala de aula, de maneira a contribuir com os alunos e ainda possibilitar que a escola possa garantir cada vez mais uma aprendizagem e ensino de qualidade com o uso de materiais adequados para a faixa etária dos alunos. Na atuação com os professores da Educação Especial esta busca é essencial.
(*) Escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.