O aluno da Educação Especial

22/08/2016 às 09:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:29

Ana Regina Braga (*)

As habilidades e limitações estão presentes em todos os seres humanos, e por esta razão, precisamos aprender também com o outro e no convívio com nossos pares, pois cada criança nasce e cresce dentro de um momento histórico de infância, o qual se modifica ao longo do mesmo. Desta maneira, é possível chamar a atenção de vocês para refletirem sobre a constituição cerebral da criança, pois a dimensão cognitiva tem também relação com a dimensão afetiva e social.

O desenvolvimento cerebral infantil é muito rico para estabelecer aprendizagens. Conexões são obtidas a todo instante, principalmente na faixa etária de um a cinco anos de idade. Estas conexões podem ser explicadas pelo período de maturação do cérebro que se estende até a adolescência. 

O ambiente onde este sujeito está inserido é fundamental, pois é nele que ele se desenvolve, faz conexões com o mundo, estabelece suas aprendizagens, e para executá-las, é necessário que este esteja seguro, com subsídios positivos para a relação. As habilidades e limitações acontecem dentro da realidade dos alunos com ou sem deficiência. 

Atualmente o aluno está exposto a inúmeras informações que são armazenadas e constituintes de suas experiências de vida. No entanto, ainda é uma fase difícil para filtrar as informações recebidas, e assim necessitam da intervenção ou mediação do adulto para que contratempos sejam evitados e possam efetivar suas aprendizagens de maneira eficaz.

Nesse momento, é possível pontuar a importância do professor na aprendizagem dos alunos da Educação Especial. Tanto o docente quanto o aluno devem ter um espaço e um tempo dedicado a refletir, pensar e trabalhar como podem ser realizadas, organizadas e executadas as atividades por ambas. Essa é uma oportunidade para que eles possam modificar o que for necessário.

Cada professor deve estar atento em sala de aula, de maneira a contribuir com os alunos e ainda possibilitar que a escola possa garantir cada vez mais uma aprendizagem e ensino de qualidade com o uso de materiais adequados para a faixa etária dos alunos. Na atuação com os professores da Educação Especial esta busca é essencial.

(*) Escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.

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