O caminho das pedras para ganhar dinheiro investindo em ações

09/09/2021 às 17:46.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:50

Mauro Condé*

“Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe de volta pelo que pagou.” – Benjamin Graham.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre o mercado financeiro.

Eles me levaram para São Paulo, no ano de 2002, onde fui recebido por Décio Bazin, a quem fui logo pedindo:

“Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.”

– “Invista primeiro em você e aumente seu grau de leitura e de aprendizado.”

– “A Educação é o investimento de maior retorno na vida.”

– “Aprenda a fazer o dinheiro trabalhar por você, e nunca o contrário.”

Décio Bazin escreveu o livro “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, considerado uma bíblia para os investidores.

Da leitura de sua obra, extraí uma compilação dos seus principais ensinamentos sobre como montar uma estratégia de investimentos e selecionar ações vencedoras:

a) Invista em ações de empresas que paguem mais de 6% de Dividend Yield ( do inglês rendimento do dividendo, que é obtido pela divisão do valor dos dividendos pagos por uma empresa pelo preço atual de sua ação).

Segundo Bazin, se uma empresa paga mais de 6% de Yield e tem uma performance consistente nos últimos três anos, é uma boa candidata para compra; se paga menos, é melhor evitar.

b) Invista em empresas com grande potencial de futuro, grandes perspectivas de crescimento e que tenham vantagens competitivas de longo prazo em relação às suas concorrentes.

c) Evite investir em empresas que tenham alto valor de endividamento e que não focam obsessivamente na geração de caixa positivo.
Segundo Warren Buffett, o guru mundial dos investidores, empresas com quantidade excessiva de dívidas a vencer, quando passam por sérios problemas, podem sofrer de falta grave de caixa e falência, o que é uma morte certa para o investimento.

d) Fuja de investimentos em empresas que estejam envolvidas em problemas, em quaisquer tipos de escândalos, sejam eles ligados à corrupção, danos à comunidade e ao meio ambiente ou a qualquer fato que manche a sua imagem.

O preço de um escândalo pode ser a reputação e, como ensinou Bazin, “ter dinheiro e perdê-lo é pior do que nunca tê-lo tido”.

*Palestrante, consultor de empresas e fundador do Blog do Maluco

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por