O design de sobrancelhas e a imagem pessoal

Opinião / 14/06/2019 - 06h00


Com origem do latim, que significa supercílios ou sobre os cílios, a palavra sobrancelha nunca esteve tão em alta como atualmente. Ao longo das décadas, elas sofreram diversas influências da sociedade, da moda, e etc., elas sempre foram uma forma de demonstrar um período, uma característica ou transmitir uma imagem predeterminada das mulheres que aderiram àquele estilo.

Os maiores influenciadores são, sem dúvidas, os artistas, sejam da TV, cinema ou teatro, essas pessoas são dadas como exemplo de modelo ideal. Quem nunca vislumbrou a beleza de algumas delas? Não é diferente quando se trata das sobrancelhas.

Ná década de 30, Carmen Miranda foi um desses ícones que influenciou multidões, suas sobrancelhas superfinas e arqueadas faziam com que várias mulheres raspassem toda a sobrancelha e desenhassem com lápis o traço perfeito. Nos anos 80, Madonna e Malu Mader foram umas das celebridades que lançaram moda, com suas sobrancelhas grossas, mais ao estilo natural, traziam um conceito de liberdade, que viralizou a cabeça de suas fãs. Hoje, estamos na década da perfeição, algumas pessoas se submetem a micropigmentação, também conhecida como sobrancelhas definitivas, para manter o “desenho perfeito”, sem falhas e com volume adequado.

Atualmente, as mulheres buscam a personalidade, individualidade, e, sem dúvidas, melhorar a autoestima, pois, ao contrário do que parece, as sobrancelhas não só emolduram o rosto, como também garantem uma expressão que, muitas vezes, é equivocada, devido ao seu desenho. Entra aí o papel do profissional em Design de

Sobrancelhas, que, lançando mão de conhecimentos em visagismo e anatomia, realiza a avaliação das características do rosto, alcançando o que chamamos de simetria facial, que é definição do melhor desenho para as sobrancelhas, valorizando os traços positivos da pessoa, tornando seu design único, mal sabemos que, quando vislumbramos aquela artista famosa, ela, sem dúvidas, se submeteu a esse profissional, a fim de valorizar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos.

Durante a disciplina de Design de Sobrancelhas, dentro do curso de Tecnologias em Estética e Cosmética, das Faculdades Kennedy e Promove, nossos alunos têm a oportunidade de aprender as medições para a simetria facial e como aplicá-la corretamente em cada pessoa, após uma ficha de avaliação buscando atender os objetivos do cliente. Através das aulas práticas, eles se tornam profissionais capacitados a realizar o design e ainda a cobertura com henna ou tintura mais adequadas para as sobrancelhas, conhecendo as cores disponíveis para cada tonalidade de pele, tornando-se profissionais capazes de realizar com perfeição suas atividades, não só de embelezamento, mas, contribuindo com a melhoria da autoestima das pessoas. 

Lilian dos Santos Oliveira, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética 
Izabela Barros Carvalhais, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Adalea de Oliveira Castro, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Maria José Ranuzia, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Patrícia Barros Carvalhais Abdanur, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Promove


Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários