O dever cristão de compartilhar

23/09/2016 às 21:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:57

José Roberto Lima*

“O Senhor estuda muito, professor?” Eis a pergunta que me fazem rotineiramente. Nesta jornada de 15 aprovações em concursos, nunca estudei muito; mas sempre o fiz com qualidade. Àqueles que retrucam dizendo que, para passar, estudaram diariamente dez ou doze horas, eis a minha resposta:

Você passou com o que aprendeu nas primeiras quatro ou cinco horas de estudos diários. A partir desse limite, os estudos perdem o rendimento. Tanto que todos nós conhecemos um caso oposto: quem estudava pouco, mas todos os dias, e dedicava parte do tempo para relacionar-se afetivamente, fazer atividade física e repousar. Ah, como o nosso cérebro precisa e gosta desses momentos!

Mas existe outra pergunta que me fazem rotineiramente: “Quanto custa a sua palestra, professor?”
Bem, aprendi muito em duas décadas de magistério e no mestrado em Educação na UNICEN da Argentina. É daí que surgiu meu livro. 

É uma obra diferente de outras sobre o mesmo tema. Alguns autores passaram em concursos, mas não sabem muito bem o porquê. E descrevem trajetórias pessoais, recheadas de vaidades, sem apresentar dicas de estudos.

Eu triunfei e sei por que triunfei. É isso que compartilho no meu livro.
“Mas o Senhor ainda não disse quanto custa sua palestra!”
Ah, claro. Não cobro nada. Aliás, não escrevi meu livro para ficar mais rico. Eu o escrevi com o dever cristão de compartilhar tudo que aprendi nesta longa caminhada. É com muito entusiasmo que tenho comparecido em escolas e faculdades de todo o Brasil.

Também já palestrei em clínicas de recuperação de drogados, igrejas, times de futebol, câmaras municipais, corretoras de seguros, construtoras... É que meu livro não é apenas sobre técnicas de estudos; também é sobre vitórias e triunfos.

Então, boa sorte a todos vocês que lutam por vitórias e triunfos.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”. Escreve aos domingos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por