O futuro através de uma maçã

13/08/2018 às 20:36.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:54

Mauro Condé

Foi o que falou num dia histórico, em abril de 1973 o engenheiro Martin Cooper (inventor do celular) ao ligar pela primeira vez das ruas de Nova York para o telefone fixo do seu maior concorrente.

– Estou ligando apenas para checar se a ligação está boa, completou ele. Rs.

Essa história ilustra o tema desse artigo, a necessidade de antevisão do futuro. 

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre o futuro. Eles me transportaram para os Estados Unidos, onde fui recebido por um dos maiores estrategistas do mundo, John Naisbitt.

Fui logo pedindo para ele me ensinar algo que eu ainda não soubesse e que pudesse mudar a minha vida para melhor. Eis algumas dicas:

– Saiba que o futuro está escrito no passado. Ao perceber um evento novo de impacto ou uma revolução a caminho, procure por eventos similares no passado e estude o que ocorreu antes, durante ou depois de eles acontecerem. No passado, você encontrará preciosas pistas sobre o que pode acontecer no futuro, considerando apenas os devidos ajustes de épocas.

– Aprenda a ler e interpretar antecipadamente o placar do jogo das mudanças que vão revolucionar o mundo. Elas estão dentro de registros inteligentes. Pesquise, por exemplo, dentro dos bancos de dados sobre novas patentes requeridas sinais sobre o que pode mudar radicalmente nossas vidas daqui alguns anos.

– Procure antecipar mudanças de peso, tentando enxergar para além das tecnologias na crista da onda. Questione antes dos outros o que tende a substituí-las e tente se posicionar para aderir a elas antes que existam.

– Investigue as crises, as anomalias e as anormalidades que não se encaixam em paradigma existente. Use-as para quebrar velhos paradigmas se perguntando o que é impossível fazer hoje, mas que se fosse feito mudaria o mundo para melhor e pule na frente dos seus concorrentes.

– Crie o futuro explorando novas oportunidades e não resolvendo velhos problemas. Leia compulsivamente e seja extremamente curioso pois a curiosidade muda o mundo.Afinal, milhões viram a maçã cair, mas foi apenas Isaac Newton quem perguntou o por quê.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog Do Maluco.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por