O homem menstruado

27/11/2020 às 18:38.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:09

Mauro Condé*

“Se você deixar as rotinas aprisionarem seu pensamento, nunca terá uma ideia nova na vida” - do criador da Atari.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte um filme da Netflix “O Homem Absorvente”.

Ele me levou para Coimbatore, em plena Índia atual, onde fui recebido por Arunachalam Muruganantham, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Acredite no poder da sua mente e das suas ideias mais malucas para melhorar o mundo.

Empreendedor, ele sonhou tornar acessível o uso de absorvente íntimo pela esposa, que era obrigada a usar trapos sujos e folhas de jornal velho durante o ciclo menstrual, pois uma caixa do produto na farmácia custava o equivalente a uma pequena joia.

Indignado, resolveu que, pelo resto de sua vida, se dedicaria a usar toda a sua inteligência e mais um pouquinho para criar um absorvente íntimo a custo quase zero para todas as mulheres do mundo.

Foi na base de várias tentativas e erros que ele começou presenteando a esposa com um maço de algodão embalado em folhas de árvores que acabou não funcionando.

À medida que aperfeiçoava seu produto, ele também perdia as voluntárias de primeira viagem, por questões de preconceito, tabus e cultura local.

Sem alternativas, transformou-se em cobaia de suas próprias ideias.

Comprou uma calcinha do seu tamanho e acoplou a ela uma bexiga com sangue de cabra, que ele inflava à medida que tentava fazer as atividades diárias para simular um útero artificial durante o ciclo menstrual, mas o resultado foi um desastre de público e crítica.

Sua extrema persistência foi considerada loucura de último grau e o levou a perder o emprego, os amigos e o casamento com a amada esposa Shanti, a musa inspiradora da sua ideia.

Foi ridicularizado, humilhado e expulso da comunidade por querer mudar o mundo.

Nem assim desistiu e acabou vencendo o preconceito, a falta de conhecimento, de dinheiro e de ajuda.

Finalmente, depois de anos conseguiu criar uma máquina de pequeno porte que ganhou um dos maiores prêmios de Inovação do mundo.
Hoje, ajuda mulheres do mundo inteiro no cuidado com a saúde íntima a custo quase zero e ainda mantém uma rede de negócios onde torna as próprias usuárias em revendedoras locais do produto, garantindo suas rendas familiares, sem cobrar nada por isso.

Não perca esse filme, baseado em fatos reais.
Lindo!

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por