O jeito de arrumar a casa que aumenta a sua felicidade

17/07/2017 às 14:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:36

Mauro Condé*

O primeiro passo para rearrumar e redecorar sua casa em busca de mais felicidade é fazer uma lista de tudo que representa a vida dos seus sonhos. Qual é a sua visão de vida dos sonhos – o que é que você mais preza, adora, ama e deseja de paixão na vida? Faça sua breve lista antes de prosseguir – o que mais te motiva, te relaxa e te faz sonhar na vida?

Inspecione a arrumação e a decoração da sua casa e veja se ela reflete os itens que você listou como os itens da sua vida de sonhos. Se sua casa não te der a impressão de representar a sua visão de vida dos sonhos – mude sua arrumação e sua decoração para que estes se alinhem. Um ambiente arrumado é aquele onde você primeiro organiza sua mente e em seguida o seu espaço exterior para que ele possa refletir aquilo que você mais precisa e gosta.

Mude sua decoração e seu jeito de arrumar a casa – faça com que seus móveis e pertences reflitam o melhor do seu estilo e visão de vida. O propósito de arrumar e decorar a sua casa não dever ser só deixá-la limpa e organizada – é mais do que isso –, é criar o melhor espaço possível para sua convivência.

Cate tudo que tem na sua casa e que não se liga à sua visão de vida ideal – Descarte tudo que você tem e não te faz se sentir bem - isto é terapêutico. Arrume tudo para que seus pertences te façam se sentir mais feliz ao olhar para eles.
A arrumação é como a meditação. Livre-se de tudo aquilo que só acumula pó e te faz sentir mal e decore sua casa com mais coisas que se liguem às suas prioridades e te façam bem e te tragam boas lembranças.

Arrume sua casa de tal forma que os objetos e pertences do passado que você guardar sirvam de guia e orientação para o seu futuro. Livre-se de objetos e coisas do passado que já cumpriram seu prazo de validade.

Arrume primeiro itens como roupas, livros e documentos e termine com seus itens sentimentais, organizando-os de forma a refletir aquilo que você mais valoriza na vida. Coloque-os na frente, mais à vista e ao seu alcance. Crie um ambiente reconfortante e revigorante ao se cercar só de coisas agradáveis e ordenadamente organizadas para te deixarem mais feliz.

Arrumar sua casa para refletir a vida dos seus sonhos é aumentar o controle da sua vida. Se puder, inspire-se lendo o livro A Mágica Da Arrumação de Marie Kondo – A Arte Japonesa De Colocar Ordem Na Sua Casa. A felicidade não tem preço – ela tem é lugar.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por