O lado positivo do momento

14/08/2017 às 15:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:04

Aristóteles Drummond*

O empresariado fluminense teve uma grata surpresa ao receber, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o senador Ricardo Ferraço, relator da reforma trabalhista recentemente aprovada pelo Congresso Nacional. Em meio a essa crise política, uma palavra de bom senso, lucidez, realismo, revelando um político jovem e moderno – embora com pouco mais de 50 anos, tendo sido eleito vereador aos 19. O senador foi direto aos pontos da reforma que tirou o mofo da legislação primorosa no lançamento, mas que acabou ficando.

Ferraço elencou as medidas que melhoram as condições do aumento na oferta de empregos, na liberdade maior de opções para empregadores e empregados, em termos de carga horária, por exemplo, e o respeito ao acordado quando este não fere a legislação prevista na Constituição. Testemunhou a palestra, aplaudindo e sendo aplaudido, o vice-governador Francisco Dornelles, que foi o ministro do Trabalho que promoveu o maior acordo trabalhista da história, no pagamento de diferenças do FGTS. Dornelles foi pioneiro na proposta do fim do imposto sindical, justamente para dar maior legitimidade aos sindicatos, que terão mais adesões na medida em que prestem melhores serviços.

Na apresentação do palestrante, a presidente da Associação Comercial, Ângela Costa, enfatizou que é preciso facilitar a geração de empregos, acabando com ameaças despropositadas ao empreendedor, especialmente nas penhoras online da primeira instância, que, por vezes, atingem o absurdo de alcançar acionistas que deixaram a empresa há décadas. E ficou de encaminhar ao senador sugestões de novas medidas, em trabalho coordenado pelo advogado Décio Freire.
Ferraço observou que existe um consenso entre os brasileiros responsáveis em relação à urgência das reformas para evitar um colapso nas contas públicas, independentemente da crise política que atravessamos. E que o Brasil é um país tão surpreendente que o governo mais impopular da história pode ser o responsável pelo resgate da economia e da crise social que vivemos.

Pelo visto, nem tudo está perdido!!!

(*) Escritor e jornalista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por