O mês rosa

Opinião / 07/10/2020 - 06h00

Vitória Goulart*

A  cor rosa acalma as energias emocionais e alivia sentimentos negativos como abandono, raiva, agressividade e ressentimento. Fica fácil entender a escolha da cor rosa para brilhar a Campanha Mundial do Outubro Rosa. Há quatro pilares básicos para auxiliar a mulher a impedir o desenvolvimento do câncer de mama: autoexame, mamografia anual após 40 anos, exercício físico e alimentação saudável. 

Neste artigo, não vamos discutir esses quatro pilares, mas sim a essência que existe por trás dessas ações preventivas. Apresento a vocês o conceito de câncer: crescimento desordenado de células que tendem a ser agressivas e incontroláveis. Vamos pensar... as células crescem desordenadamente, como acontece com nosso corpo e nossa mente quando estamos com conflitos interpessoais. 

Quando não estamos vivendo de forma decisiva, ou melhor, quando não tomamos as rédeas do autoconhecimento e selecionamos a qualidade do que entra para dentro de nós, algo estranho nos acontece, o corpo reage, se “autoprotege”, se defende, se esconde. Não tem como sairmos ilesos de grandiosas mágoas se não nos blindamos contra o veneno resultante de momentos difíceis. 

Blindar o corpo e a mente é deixá-los atentos, acordados e em constante vigília. O que você faz pelo seu corpo irá refletir na sua mente. A mente precisa de harmonia, precisa trabalhar de forma a otimizar os nossos pensamentos, facilitando as nossas libertações de mágoas e ofensas. A harmonia define um equilíbrio indispensável ao bom funcionamento da nossa vida. 

O que temos de certeza no nosso desenvolvimento são as mudanças. Aceite as mudanças, na maioria das vezes, elas partiram de você mesmo. Sem mudança, não há circulação de energia, não há movimento, não há vida. Aceite. Decida. Temos o livre arbítrio para ficarmos tristes ou não. 

Por que o exercício físico é importante? Por que alimentação é importante? Creio que você já sabe a resposta. Movimentar gera produção de hormônios como a endorfina que apresenta uma potente sensação de alegria. E para ter energia há a necessidade de ter matéria-prima adequada, por isso a atenção plena à alimentação. Percebeu como você cuidar de você reflete positivamente na prevenção de um câncer? 

Troque o “tem que” pela expressão “decido por”. Ninguém “tem que” nada. Decida a sua felicidade. É mais simples que você imagina. Só depende de você. Crie a vida que você deseja, espante desarmonias e se fortaleça para o combate da vida. Afaste os pessimistas. Aproveite seu tempo. O seu corpo é você. 

*Fisioterapeuta (FCMMG), Doutora em Saúde da Mulher (UFMG), Servidora pública TJMG, Influenciadora com foco em mudança de hábitos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários