O mistério dos crimes políticos

30/04/2018 às 21:15.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:36

Aristóteles Drummond*

Assunto entre historiadores e interessados na história contemporânea é o livro do jornalista David Talbot, Irmãos - A história oculta dos Kennedy. Nele, há indicações de que a execução do ex-presidente foi questão interna americana, e não resultado de implicações internacionais, como se chegou a noticiar, dando Fidel Castro como mentor do crime. O livro revela, inclusive, que o irmão Robert e a viúva Jacqueline entregaram uma carta pessoal ao embaixador da então URSS, dirigida a Nikita Kruschev, afirmando que a família não considerava especulações que pudessem levar ao envolvimento da espionagem soviética no crime.
Em relação aos cubanos, as suspeitas maiores vieram justamente da oposição a Fidel, que se considerava traída com a falta de apoio dos EUA na frustrada operação da Baia dos Porcos, e da linha dura militar, que queria o bombardeamento e invasão da ilha de Fidel.

No Brasil recente mesmo, sobre a morte marcante na história republicana de Getúlio Vargas, chegou-se a especular como tendo sido consumada, dentro do Catete, por pessoas próximas interessadas no fim do Inquérito do Galeão, que apurava a morte do Major Rubens Vaz. E, realmente, o desaparecimento de Vargas colocou uma pedra naquela e em outras investigações. 

Agora mesmo, bem recentemente, o assassinato de Celso Daniel, prefeito de São Bernardo pelo PT, com testemunhas e envolvidos mortos de maneira estranha e seguida, é cercada de suspeitas levantadas pelo irmão da vítima. Segundo este, a morte teria sido tramava pela cúpula do PT. E dinheiro para silenciar denúncias na imprensa local sobre o assunto chegou a passar por depoimentos da Operação Lava-Jato.

A morte de PC Farias, personagem central do impedimento do presidente Fernando Collor, é outro mistério. Não se fala do assunto, o irmão, então parlamentar, foi retirado de cena e os filhos do homem de um bilhão de dólares levam vida modesta, em Maceió.
A Polícia do Rio e a Federal estão empenhadas em chegar aos autores e mandantes da execução da vereadora carioca. É importante, inclusive, para desestimular esta prática, infelizmente, ainda muito comum no interior do Brasil.
*Jornalista e escritor

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por