O mundo dos negócios é virtual

08/07/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:12

Arlene Gomes de Sousa*

Quando se fala em ideias de negócios na internet, a maioria das pessoas pensa imediatamente em montar uma loja virtual. Mas, o universo dos negócios online é muito mais amplo. A internet trouxe mudanças em todas as áreas de negócio e se tornou um recurso simples de comunicação entre as empresa e seus clientes.

O comércio eletrônico não é mais um sonho futuro, é uma realidade presente, com um grande número de casos de sucesso. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgou recentemente que, em 2015, o segmento cresceu 22% em relação ao ano anterior e obteve um faturamento de R$ 48,2 bilhões. A previsão para este ano é de crescer 18% e faturar R$ 56,8 bilhões em comércio eletrônico.

E esse crescimento é resultado do número representativo de pessoas que acessam a internet nos dias de hoje. A pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) verificou que 81,5 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade acessam a internet. 

O número representa 47% dessa parcela da população, de acordo com as entrevistas feitas em 19,2 mil domicílios entre outubro de 2014 e março de 2015. Em 50% dos domicílios, há pontos de acesso à rede. O número de lares brasileiros conectados à internet chegou ou 32,3 milhões de domicílios em 2014. Pela primeira vez, 50% do total das casas estão conectadas, mostra a pesquisa TIC Domicílios 2014, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Devido a isto, é necessário que as empresas estejam crescendo e acompanhando o ritmo das novas tecnologias e com isso garantir aos clientes soluções inovadoras e facilidade para chegar às informações de interesse. 

Não adianta investir apenas em publicidade e design de lojas físicas, mas, sim, investir no modelo de um site, no marketing digital, na segurança e atendimento on-line da sua marca. Afinal, o público agora está com olhos voltados para um universo virtual e é ali que ele resolve tudo em apenas um clique do smartphone. 

Será isso dependência da tecnologia? Não, é apenas um meio prático de facilitar a vida dos seres humanos. Em qualquer setor, a internet tornou-se aliada para os negócios, pois é nela que conseguimos nos aproximar dos clientes e captar novos investidores.

(*) Diretora de Marketing da LAR Imóveis

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por