. O que é marketing multinível (MMN)

20/05/2020 às 21:49.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:33

Jane Diniz Martins*

A existência de inúmeras empresas de MMN no cenário brasileiro encontra-se atrelada às possibilidades de ganhos das partes envolvidas, além de fatores como a instabilidade econômica que acentua as elevadas taxas de desemprego, também corroboradas pela crise econômica e política que assolam o Brasil, desestabilizando diversos setores.

Através destes aspectos, traça-se uma corrida em busca do empreendedorismo, visto como o alento para circunstâncias tão adversas, viabilizando a criação de fontes alternativas de trabalho, auferidas por empresas também de MMN, as quais concedem uma oportunidade de negócio e renda.

Trata-se de modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços como também com a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Desta forma, seu faturamento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos revendedores da sua equipe. 

Este modelo aumenta a capilaridade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e tem papel importante no fomento de novos empreendedores. Nele, além da margem de revenda, o revendedor também indica pessoas que podem, por sua vez, indicar outras e assim, sucessivamente, formando uma organização de vendas. O revendedor ganha uma porcentagem nas vendas realizadas por todas as pessoas indicadas por ele, direta ou indiretamente. 

Vantagens:
Para os revendedores: Possibilidade de renda a qualquer pessoa; Opção de fonte de renda alternativa; Autonomia e flexibilidade de horários; Baixo risco de investimento; Oportunidade de empreender de forma sustentável; e Formação continuada e qualificação profissional.
Para as empresas: Potencial de expandir o alcance geográfico de seus produtos; Formação de uma rede comercial engajada e em contato direto com consumidores.

Para os consumidores: Atendimento personalizado e comodidade; Oferta de produtos especializada de acordo com o perfil do cliente.
As organizações de MMN desenvolvem seu negócio em duas frentes: a primeira refere-se à venda de produtos e a segunda na oportunidade de negócios. A união dos fatores como: ausência de pontos físicos para venda, não utilização de atacadistas e intermediários, além de foco na divulgação boca a boca, podem contribuir para que as empresas de MMN obtenham maiores bases, tornando o negócio cada vez mais rentável em razão do sistema de remuneração utilizado.

Algumas empresas voltadas a este setor com atuação no Brasil: HINODE (perfumaria e cosméticos para cuidados com o rosto, corpo, cabelos e maquiagem), POLISHOP (criação de marcas e oferta de produtos variados em multicanais: call center, lojas físicas, revistas, tv e internet); HERBALIFE (produtos de controle de peso, nutrição e cuidados pessoais para um estilo de vida saudável); MARY KAY (cuidados com a pele e maquiagem).

* Mestre em Administração e professora do Curso de Administração e Gestão da Faculdade Promove

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