O que é preciso para ser um grande líder?

03/07/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:08

Mauro Condé*

Esta é a pergunta que mais ouço em reuniões de trabalho frequentes com CEOs e presidentes de várias empresas, durante treinamentos, palestras e em mensagens que recebo no “oblogdomaluco” e nas redes sociais.

Neste artigo respondo a esta pergunta, com base em minha experiência pessoal, vivência com grandes líderes, estudo de biografias de grandes líderes, estudo da história e das tendências futuras sobre o que caracteriza um grande líder. Para ser um líder extraordinário, é preciso que você:

Tenha uma bússola – uma ferramenta que lhe permita ver o norte, o rumo para onde seguir. Uma ferramenta que lhe permita enxergar a melhor direção a seguir, uma ferramenta forjada pela fusão de sua própria intuição com as ideias que gera a partir da sua interação com as outras pessoas.

Aguce sua própria intuição e garanta o convívio com pessoas que possam acrescentar valor neste sentido.

Seja bom em ouvir pessoas muito inteligentes, pessoas que concordem, pessoas que discordem, pessoas que apresentem evidências do contrário do que todo mundo está dizendo e principalmente que você saiba unir estas diferentes opiniões para inserir o melhor que elas proporcionam para dentro de suas próprias convicções.

Leia muito, mas leia muito mesmo – para mim, o grande líder precisa ter obsessão por leitura, uma leitura super refinada e orientada para os assuntos que mais lhe interessem e possam fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional.

Faça do seu vício pela leitura uma forma inteligente de benchmarking, copiando para dentro de sua mente histórias e ideias de pessoas que fizeram a diferença para melhor neste mundo, aumentando incrivelmente a sua capacidade cognitiva e sua habilidade de pensar para se destacar e vencer.

Se antecipe às crises e às mudanças e não somente fique reagindo a elas.

Construa redes de relacionamentos saudáveis que sirvam como fonte de inteligência e fonte de novos negócios. Uma rede de contatos com as pessoas certas nos lugares certos servirá para aumentar o tamanho, o poder e a energia do grande líder.

Tenha mais coragem do que o líder comum, coragem para tomar decisões do tipo sim e não (sempre seguindo seu “não” de uma breve explicação convincente).

Tenha coragem para enfrentar obstáculos, conflitos e resistências, e transformá-los em alavancas para o sucesso.

Tenha uma capacidade de persuasão e de comunicação incrível para vender suas ideias e mobilizar o comprometimento e o engajamento das pessoas.

Seja um formador de pessoas, não apenas de seguidores, mas de novos líderes, treinando-as à medida que ambos se desenvolvem e progridem.

Forme sucessores capazes de dar continuidade e até melhorar e superar a sua obra e o seu legado.

Saiba como administrar de acordo com os melhores fundamentos de gestão para fazer a sua empresa ganhar dinheiro. 

Minha conclusão é que o grande líder é aquele cuja vida transforma a vida de outras pessoas para melhor. 

O grande líder é aquele quando morre arranca a seguinte exclamação por parte das pessoas que com ele conviveram: “que perda!”

(*) Consultor de empresas e fundador do site oblogdomaluco.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por