O que esperar do compliance em 2021?

23/12/2020 às 19:44.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:23

Eduardo Tardelli

Além das diversas dificuldades econômico-financeiras que as organizações públicas e privadas em todo o mundo tiveram que enfrentar em 2020, o ano exigiu um posicionamento mais forte e diversas mudanças nos programas de compliance. Afinal, o número de fraudes, atos corruptos, golpes financeiros e virtuais aumentou consideravelmente desde o início a pandemia, infelizmente.

Cresceu, por exemplo, em 80% o número de tentativas de golpes em instituições bancárias, segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ocorreram desvios também em secretarias de Saúde, na compra de testes de Covid-19, afetando os R$ 1,48 bilhão destinados ao combate à doença.

Houve ainda um aumento de 60% nos crimes cibernéticos no primeiro semestre, de acordo com levantamento realizado pela empresa de software Check Point.

Mas, afinal, como evitar isso em 2021? Para combater e prevenir esses e outros movimentos fraudulentos, oferecendo maior segurança aos colaboradores, clientes e cidadãos; instituições públicas e privadas precisaram investir em novas práticas de prevenção e compliance, além de fortalecer ou reestruturar o programa como um todo.

E a tecnologia tem um papel fundamental nesta questão, pois, por meio dela, foi e é possível otimizar processos remotos, a exemplo da gestão de fornecedores, auditorias, investigações e treinamentos para colaboradores. As soluções de mineração de dados, por exemplo, são capazes de fornecer informações valiosas para que departamentos de gestão de riscos, RH e compliance tomem decisões mais assertivas, evitando possíveis erros e riscos em contratações ou fechamento de contratos com fornecedores, cenário que se tornou ainda mais preocupante neste ano.

O futuro é agora e, com isso em mente, é necessário focar cada vez mais em programas de compliance aliados às novas tecnologias e a práticas investigativas, a fim de trazer mais segurança e transparência ao ambiente organizacional. Afinal, evitar maiores prejuízos financeiros, econômicos e reputacionais é o que todo mercado necessita.

Em paralelo, processos como background check, auditorias, diligência de terceiros e treinamentos on-line constantes devem continuar sendo prioridade dos gestores e empreendedores nos planejamentos no que tange a transparência e ao combate à corrupção, principalmente, com a cultura do home office cada vez mais em voga. Neste contexto, é imprescindível que os cuidados (e treinamentos) sejam estendidos e repassados ao time, explicando que, com ou sem intenção, os vazamentos podem partir deles.

Em resumo, ressalto que, mais do que nunca, 2021 traz a necessidade de consolidar as boas práticas em todos os setores e isso só é possível ao tornar realidade processos de compliance com a tecnologia como principal parceira. Esse é o melhor caminho e um investimento inteligente, em 2021 e sempre!

CEO da upLexis

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