O que significa ressignificar?

22/12/2020 às 19:03.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:22

Ailton Cirilo*

As festas de fim de ano são tradições familiares transmitidas ao longo de gerações, uma época especial para quase todas as idades e que ajuda na construção de memórias entre familiares e amigos. Nos bastidores da sociedade, o pleno exercício de algumas profissões são fundamentais para que os brasileiros desfrutem de segurança e tranquilidade durante os feriados.

Assim como os profissionais da saúde, inúmeros policiais e bombeiros militares abdicam da presença com os pais, filhos, irmãos e cônjuges durante o período para atender à população. Enquanto o plantão nessa época já é costume para alguns, há quem esteja começando neste ano.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por exemplo, lançou recentemente uma de suas principais operações anuais, a “Operação Natalina”, visando maior proteção aos mineiros durante o Natal e o Réveillon.

Até 31 de dezembro, haverá aumento no patrulhamento em todo o Estado. Ao final das datas comemorativas, as operações serão voltadas para áreas residenciais, evitando arrombamentos já que muitas pessoas viajam em período de férias. Para tanto, a PMMG contará com o apoio de alunos dos cursos da Academia da Polícia Militar, de setores administrativos das unidades e dos Comandos de Policiamento Especializados.
Mas passar as datas comemorativas longe da família não precisa ser uma experiência solo. Isto porque a união seja das equipes das polícias, dos bombeiros ou de hospitais, pode servir para transformar o ambiente de trabalho em um segundo lar. E, de fato, o local de trabalho é um segundo lar sendo ambientes em que passamos a maior parte do tempo.

Nesse contexto, é extremamente importante absorver a essência da ressignificação que, no dicionário, quer dizer algo como “dar novo sentido a algo ou alguém já existente”. Há sempre duas saídas para uma mesma ocasião – enxergar o copo meio vazio ou meio cheio. Ao ressignificar você muda a forma operante ao tomar as decisões e consegue extrair o melhor de cada situação.

É possível comemorar o Natal e o Ano Novo na véspera ou posteriormente aos feriados assim como também é viável reunir os colegas de trabalho para uma refeição em conjunto. Com antecedência e organização, esse momento com a equipe pode incluir alguns dos pratos tradicionais das festas de fim de ano e, quem sabe, uma mínima decoração.

A mensagem principal para o fim de 2020, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus, deve ser: ressignificar. Dar um novo significado ou retornar os eventos e fatos aos seus originais sentidos.

*Coronel PM, mestre em Segurança Pública e Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (AOPMBM)

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por