O que vale construir na vida

Opinião / 16/04/2019 - 06h00


Mauro Condé*

“O mais perigoso na vida é você não fazer nada!” Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Aventuras Incríveis. Eles me levaram a Paraty, litoral do Rio de Janeiro, onde fui recebido pelo navegador Amyr Klink, a quem fui logo pedindo:
_ Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Eis o que aprendi com ele:
_ O segredo do sucesso é enfrentar de frente os seus problemas e nunca fugir deles. Uma vez, Amyr tentou construir um barquinho que não capotasse, porque viu que todos os caras que tentaram remar o Atlântico e morreram, só morreram porque seus barquinhos capotaram. Ao pedir ajuda para um amigo especialista, ouviu que estava fazendo a coisa errada, pois ele estava fugindo do problema em vez de enfrentá-lo.
Então o amigo desenhou um barco feito exatamente para capotar (com segurança) para que ele pudesse vir da África capotando que nem um alucinado até o Brasil.

Aprenda a lidar com a escassez, pois é ela e não a fartura que determina a vida. Pratique o ato de sair do zero e tirar de onde não tem para colocar onde não cabe.
Durante uma de suas travessias oceânicas, Amyr teve que viver com incríveis 2,7 litros de água por dia e fez isso com planejamento e economia.
Água não se fabrica!
Leia apaixonadamente todos os dias. Os livros são o melhor guia para encontrarmos um sentido e um significado para a vida.
Amyr nunca imaginou que iria remar o Atlântico. O que o conduziu para o que ele faz hoje foram os livros.

Acostume-se a passar algum tempo sozinho com você mesmo. Compartilhe tudo o que você aprender na vida, pois no fundo ninguém não é dono de nada nesse mundo.
A casa e o carro, por exemplo, não são de fato de ninguém. Experimente parar de pagar o condomínio e o IPTU para ver o que acontece.
“Se você tiver desapego, todas as outras virtudes virão naturalmente” Em vez de de possuir e construir bens, procure desfrutar das experiências que vive com as coisas que você usa. No final, a experiência mais importante que existe na vida é possuir a nossa história e não possuir as coisas. Tente, a cada novo dia, construir uma linda história de vida, de forma que ela contribua para construir a melhor história do mundo, desde que ele foi criado.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários