O Youtube e a criação de conhecimento humano

24/06/2021 às 08:42.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:14

Frederico Divino Dias (*)

O YouTube® teve o seu surgimento no ano de 2005, quando ainda se apresentava como um repositório de vídeos. Integrando em 2007 o grupo Google®, tornou-se parte de um ecossistema de mídias, as quais passaram a ser identificadas como referência para uma série de demandas do público. Neste cenário, a plataforma dá a oportunidade para que organizações ou mesmo pessoas comuns possam fazer upload e divulgação de conteúdos por meio de seu espaço. Há aqui a chance de interações por meio de falas e argumentações de variados usuários e espectadores. 

O YouTube® tem a característica de ser uma mídia social de conteúdo participativo, na qual pode ocorrer criação de conexões e relações entre variados sujeitos que demandam por determinada temática. É interessante entender que a plataforma pode ser vista como uma mídia social que cria vínculos entre variados sujeitos, espectadores ou não, e os envolve em uma determinada rede de relações e comunicações.

Os conhecimentos dos youtubers são bens intangíveis e irão ser evidenciados – de forma explícita ou não, promovendo o acesso aos mais variados entendimentos para os consumidores de conteúdo dentro de suas preferências. Por meio da plataforma, os vínculos serão criados e as relações ali estabelecidas poderão gerar nos sujeitos percepções distintas e únicas que imprimirão um caráter tácito de conhecimento das realidades vivenciadas.

Por meio da interação neste contexto, ocorrerá uma unificação dos espaços físicos, virtuais e mentais, o que propiciará a criação de um grande ba. Este ba é entendido na bibliografia como um espaço que favorece a criação e o compartilhamento do conhecimento. Este contexto específico impele os sujeitos a integrar e transcender todas as fronteiras individuais e limitadas do conhecimento. Este grande estágio interacional aflora os conhecimentos individuais e os insere em um cenário de compartilhamento dentro dos contextos pontuais.

O YouTube® pode ser percebido como uma plataforma que vai intermediar a existência de grandes redes e comunidades que agregam discussões e percepções de variadas pessoas em um ambiente de fácil acesso. A interação contínua necessária para a criação do conhecimento nas pessoas pode ser visualizada neste cenário que agrega sujeitos de variadas localidades em pequenas “tribos sociais” de produção, experimentação e divulgação de conteúdos. 

A plataforma é um cenário que ganha constantemente uma série de adeptos que passam a estabelecer entre si uma rede de contatos e interações, fazendo surgir vínculos e relações que potencializam a criação e o compartilhamento dos variados conhecimentos. O YouTube® pode ser entendido então como uma base de dados e informações que, muito além de apresentar vídeos divertidos e músicas, promove a geração de conhecimentos nos seus espectadores.

(*) Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Professor nas Faculdades Kennedy e Promove de Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por