Oito dicas para obter sucesso na busca por trabalhos acadêmicos

19/07/2016 às 19:53.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:22

Kakoli Majumder*

Ocupar uma posição permanente na academia não é uma tarefa fácil. Mais e mais universidades estão substituindo os professores titulares por profissionais temporários e adjuntos, porém esse número é inversamente proporcional ao aumento no número de PhDs graduados globalmente. São centenas de candidatos disputando uma única posição. Para ajudar a aumentar a confiança durante esta etapa intensa de busca de novas oportunidades na academia, vale observar algumas dicas:

1. Antecipar-se é uma delas. É preciso pensar o mais rápido possível, de preferência no segundo ano, a respeito do que você gostaria de fazer em seguida e também quais as opções de carreiras disponíveis em seu campo de atuação.

2. Integrar programas de estágios e trabalhos temporários é um esforço importante e ajuda na descoberta das principais áreas de interesse. Mantenha a mente aberta e experimente diferentes tipos de oportunidades como trabalhos temporários, estágios e empregos de meio período.

3. É obrigatório criar uma rede profissional e estar sempre conectado aos colegas de profissão, ex-colegas e professores. Isso também inclui seus amigos da graduação que saíram da academia e todos os conhecidos de suas passagens por trabalhos temporários e estágios. Se você decidir não seguir carreira acadêmica, eles certamente poderão lhe ajudar.

4. Também é preciso ter ideia bem clara a respeito de onde é possível encontrar ofertas de trabalho. No caso de buscas por posições internacionais, os melhores locais para se consultar oportunidades são websites de sociedades acadêmicas e newsletters.

5. É muito importante preparar antecipadamente um memorial sobre sua carreira acadêmica. Assim que a dissertação estiver completa, é a hora de investir na compilação dos documentos necessários para submeter-se a uma vaga.

6. Analisar anúncios de emprego e entender os pré-requisitos é crucial para encontrar o trabalho certo. Estudar o título do anúncio, a descrição, todas as informações extras fornecidas, assim como fazer uma lista de qualificações e habilidades é muito importante para saber o quanto seu currículo é compatível com a vaga.

7. Candidate-se ao maior número de vagas possível e não descarte aquelas que em um primeiro momento não pareçam totalmente correspondentes ao seu currículo.

8. Cumprir prazos é primordial. Submeta sua candidatura e documentos o mais rápido possível. O processo completo de recrutamento acadêmico pode levar um ano.
Ter um foco bem definido, acreditar e manter a confiança em si mesmo são diferenciais determinantes para o sucesso. Além disso, é sempre bom contar com o apoio sistemático de amigos e colegas. Boa sorte!

(*) Escritora sênior e editora do Editage Insights, portal de educação para pesquisadores e estudantes.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por