Olhos nos olhos, a emoção está na cara

14/08/2017 às 15:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:04

Mauro Condé*

Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação – Provérbio Árabe.
De cada dez pessoas que cruzam os braços, oito colocam o braço esquerdo por cima do direito, você já reparou nessa curiosidade? Saber analisar as emoções, as nossas e as das outras pessoas é algo muito importante para melhorar nossa

comunicação e a nossa vida emocional nos dias de hoje.
Imagine-se na frente de alguém, sem saber se esta pessoa está sendo desonesta ou está tentando te enganar com um sorrisinho amigável e dissimulado. Agora se imagine dominando as técnicas básicas e reveladoras das seis principais emoções humanas.

A linguagem corporal diz mais até do que as palavras que falamos – saber analisá-la é vital. Para decifrar as seis principais emoções humanas, basta que você se concentre na observação atenta do rosto das outras pessoas com quem convive.
O rosto funciona como o maior depósito das emoções do corpo humano, um depósito dividido em três andares, com duas emoções localizadas em cada andar. 

No andar de cima do rosto está a sobrancelha que tem um alcance emocional incrível.  As sobrancelhas geralmente revelam os sentimentos de tristeza (quando levantadas no meio da testa e separadas por um vinco vertical ao mesmo tempo que as bochechas se contraem e os lábios se alargam numa careta típica de choro).

As sobrancelhas revelam os sentimentos de raiva (quando abaixadas e juntas no meio da testa acima do nariz ao mesmo tempo que os olhos se mostram brilhantes, a mandíbula se mostra apertada e os lábios se afinam além do normal e se afastam levemente expondo os dentes cerrados).

No andar do meio, situam-se os olhos, por meio  dos quais conseguimos detectar as emoções de medo e surpresa, sendo que o medo se caracteriza por pálpebras superiores levantadas, pálpebras inferiores tensas e olhos parecendo grandes e congelados e a surpresa por olhos bem arregalados. E no andar de baixo do rosto está a boca, pela qual podemos perceber o sorriso ou ouvir a voz de alguém.  O sorriso revela a felicidade da pessoa e a voz entrega, sem disfarce, todas as emoções que está pessoa está sentindo.

Para saber mais, leia os livros do Dr.Paul Ekman, cujos estudos inspiraram a famosa série Lie To Me (Minta Para Mim). Siga os conselhos daquela famosa música do Chico Buarque: “Olhe nos Olhos”

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por