Olimpíada do concurso

31/07/2016 às 01:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:05
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

José Roberto Lima*Editoria de Arte / N/A

Três bilhões de pessoas estarão focadas no Brasil para assistirem aos Jogos Olímpicos. Tenho vários amigos que se voluntariaram para ajudar nesta festa. Eles formaram um animado grupo, composto pelas mais diferentes profissões, graus de instrução, idade e convicções ideológicas.

Neste grupo existem muitos concurseiros. E, ao cumprimentá-los, quero cumprimentar a todos que, direta ou indiretamente, contribuirão para o sucesso desta grande confraternização.

É mesmo de se admirar quem, com tantos compromissos, ainda arrumam tempo para uma atividade gratuita. E a alegria deles é como aquele famoso anúncio publicitário: não tem preço.

É incrível como pessoas assim, que vivem de bem com a vida, que têm disposição em ajudar o próximo, são bem sucedidas em quase tudo que fazem. E o segredo é este mesmo: a alegria de vier.

Se você quer seguir a mesma trajetória, mas acha que ninguém precisa da sua atenção, experimente cumprimentar, com um entusiasmo verdadeiro, as pessoas do seu cotidiano. Pode ser a balconista da padaria, o motorista do ônibus, seu vizinho que você mal conhece... Claro: seus familiares e as pessoas do seu afeto.

Caso você ache que é sozinho no mundo, experimente frequentar um asilo ou uma creche. Se nem isso for possível, dispense atenção a seu cachorro. Aprecie o extinto de guardião e lealdade dele. Os cães são mesmo ótimos companheiros. Mas, quando aparecerem pessoas que merecem sua consideração, não seja um cachorro para elas.

Experimente uma dessas sugestões e você terá, no final de cada dia, uma coleção de muitos e sinceros sorrisos. Mais do isso: naquela horinha dedicada aos estudos, o aprendizado renderá surpreendentemente.
Então, aos voluntários, parabéns e bom trabalho. Aos concurseiros, bons estudos.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por