Os perigos da comparação

28/10/2020 às 19:35.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:54

Patrícia Santos*

Faz parte da natureza humana olhar para a grama verde do vizinho e sentir uma ponta de ciúmes. A comparação é uma das maneiras mais fáceis de se sentir mal consigo mesmo, ver o que os outros estão fazendo nas mídias sociais, no trabalho, e se comparar desfavoravelmente, e constantemente, com essas pessoas.

Todo mundo parece mais talentoso, mais bonito, com um cargo melhor, uma linda casa ou apenas, parece estar se divertindo mais na vida. Essas comparações negativas são o caminho para a infelicidade. Elas fazem você se sentir inadequado e inferior e, às vezes, até injustiçado. Elas fazem com que você tome más decisões, aumentam o estresse, a ansiedade e causam até depressão.

A comparação pode ser perigosa quando:
• Você vê o resultado, não o esforço.
Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.
• Você não é o outro
Comparar-se aos outros significa comparar o que vê nos outros com o que sabe sobre si mesmo. As coisas sempre parecem melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Além disso, essas versões nunca são a versão completa. Perceba que os outros também são seres humanos e que eles, como você, têm pontos fortes e fracos.
• Você não é a pessoa com quem você se compara
Você é único, todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos diferentes. Somos todos especiais em nossas maneiras únicas.
• Você perde tempo
Por que se preocupar com o que os outros fizeram quando você pode tomar medidas para melhorar a si mesmo? Seu objetivo não é estar entre os 75% melhores de algumas habilidades, mas simplesmente ser o melhor que você pode ser.
• A comparação mata a alegria da conquista
Quando você tenta coisas novas, como mudanças de hábito, há uma alegria que vem de suas realizações. Digamos que você comece um hábito de caminhar e se compara negativamente a alguém que corre maratona, estará sempre para trás e não se alegrará com as metas e realizações muito importantes que está fazendo. Antes de poder fazer qualquer alteração real, você precisa aceitar onde está e seguir seu ritmo. Não tente viver um ideal de onde você “deveria estar”. Aceitação é a chave para o crescimento.
• A comparação coloca o foco na pessoa errada
Quando você se compara aos outros, concentra-se na outra pessoa - o que eles fizeram, o que alcançaram e o que fazem. Mas você não tem controle sobre essa outra pessoa. Tudo que você pode controlar é você. E a única pessoa com quem você deve se comparar é com quem você era anteriormente. Se você está melhorando, isso é tudo o que importa.

Por isso, é importante ficar atento aos seus pensamentos quando começar a se comparar com as outras pessoas. A vida não é uma competição e sim uma jornada. Foco no que você quer fazer e para onde quer ir. Decida que sua energia será usada para acreditar, não duvidar de si e criar e não para se destruir. Concentre-se em você. Concentre-se em regar a grama e em construir o seu caminho. Concentre-se em ser o melhor que você pode ser e compartilhe isso com o resto do mundo.

*Consultora, escritora e especialista em Gerenciamento da Raiva

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por