Planejar demais é perder oportunidades?

10/01/2017 às 18:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:22

Tarsia Gonzalez*

Todos os meses, um líder competente deve ter em suas mãos os relatórios gerenciais dos resultados do seu negócio, as análises devem ser rápidas e os planejamentos para mudanças de estratégias, mais rápidos ainda. Sua visão, em relação às oportunidades do mercado, deve estar em sinal de alerta todo o tempo, de acordo com a visão do seu negócio. As análises setoriais devem ser feitas em tempo real, visando sempre as necessidades dos clientes, dando atenção à concorrência e tendo fornecedores bem alinhados.

Em um país instável economicamente, planejar demais e não ter atitudes estratégicas implementadas com o compromisso de assegurar resultados pode ser fatal para o seu negócio. Dentro de uma empresa, quando desenhamos um planejamento estratégico, ele funciona normalmente para cinco anos, apesar de que a velocidade da informação e a inovação constante têm feito as empresas pensarem que três anos seria o suficiente.

Anualmente, todo o planejamento deve ser revisado. O Conselho, o CEO e todos os executivos devem ter como características lideranças fortes e ágeis para que o negócio não perca sua velocidade.

Se as atitudes de estratégias não forem executadas e implementadas, corre-se o risco das ideias ficarem apenas no planejamento e, se isso, acontecer, consequentemente o excesso de discussões pode, sim, acarretar em prejuízo para o negócio.

No entanto, chega uma hora em que devemos entender que podemos ir aprimorando e colocando em prática o que foi formulado e, à medida em que forem desenvolvidas as soluções de cada processo, a possibilidade de uma revisão deste plano ser realizada é grande.

Como presidente de conselho, percebo que, muitas vezes, os executivos se sentem inseguros para a tomada de decisões e isso não pode acontecer, o conselho se torna forte quando, dentro do seu papel, analisa, motiva, aprova e acompanha as estratégias. Em outras palavras, as decisões e ações tomadas e validadas devem ser realizadas com prazos devidamente acordados, trazendo eficiência ao desempenho do negócio.

(*) Presidente do Conselho de Administração da empresa Transpes, com especialização em gestão de pessoas, governança e estratégias. Blog: tarsiagonzalez.com.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por