PLANO B, C, D....

20/02/2018 às 14:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:28

Aroldo Rodrigues (*)

Um dos diferenciais atribuídos ao governo Temer era a facilidade de negociar e articular com a base, uma vez que o atual presidente construiu sua carreira política como parlamentar, inclusive por mais de uma vez ocupando a cadeira de presidente da Câmara. Mas ao que tudo indica, essa habilidade não foi é suficiente quando o governo mais precisou.

A reforma da Previdência é mais um dos projetos necessários que sai de pauta. O governo usa o fato do decreto da intervenção na segurança pública do Estado de Rio de Janeiro para justificar a não votação da reforma. 

É fato que não se pode votar uma reforma constitucional enquanto há uma intervenção federal, mas sabemos que, mesmo se houvesse a possibilidade de pautar o tema, a derrota do projeto era praticamente garantida.

Após tanta insistência e conscientização a respeito da prioridade da pauta, fica no mínimo estranho o governo deixá-la totalmente de lado. Para isso, a equipe econômica lançou um “pacotão” de 15 medidas para reafirmar o compromisso com o equilíbrio fiscal. 

O problema é que o pacote de medidas não tem nada de novo. Trata-se de ações antigas com um novo formato que não terão impacto significativo nas contas do governo. 

Autonomia do Banco Central, reforço das agências reguladoras, dentre outras medidas, na prática, não alteram o equilíbrio das contas, tem o único objetivo de acalmar os mercados, que se firmavam na reforma da Previdência como âncora do novo ajuste das contas. 

Mas o mercado não se convenceu. O Dólar já iniciou o pregão com tendência de alta, não é certo que o governo conseguirá colocar as contas em dia. O ajuste, mais do que importante, é necessário! 
Preocupa a conformidade do governo em abrir mão de pautas que deveriam, de fato, ser a prioridade da nação, inclusive do Congresso que politiza questões econômicas.

(*) Economista, pós-graduado em Consultoria Empresarial, palestrante e professor universitário

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por