Ponderações significativas

24/09/2018 às 20:33.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:37

Aristóteles Drummond*

As entrevistas do General Hamilton Mourão, companheiro de chapa do deputado Bolsonaro, têm sido altamente didáticas na medida em que relembra à opinião pública a seriedade e o preparo de nossos oficiais generais. Tem mostrado conhecer o Brasil, seus problemas e sua diversidade, enfatizando a importância da união de todos em torno de um projeto nacional de recuperação econômica, social e moral.

Mostra ainda forte personalidade e caráter ao defender um oficial com quem serviu e que foi vítima de sórdida campanha que o apresentava como homem capaz de ser conivente com a tortura. Infelizmente, ocorreram torturas, como ocorre até hoje e ocorria muito antes do movimento de 64. E não só no Brasil, como no mundo. Quase sempre sem o consentimento dos altos escalões, sendo prática daqueles que estão no front da luta contra todo tipo de violência, seja de inspiração política ou não. Não se pode tapar o sol com a peneira. Os dois “massacres” chocantes que tivemos, Carandiru e Eldorado dos Carajás, ocorreram na vigência de nossa atual Constituição e sendo governadores de São Paulo e do Pará políticos eleitos de partidos de oposição aos governos militares. 

uma das entrevistas, houve uma visível tentativa de induzir o General Mourão a admitir um “golpe militar”, sobre hipótese. E ele deixou perceber que os militares respeitam a Constituição, mas que não renunciam a servir ao país na defesa da ordem pública e que não permitiriam que a baderna e a barbárie se instalem no país. Lembrou que tal intervenção seria por convocação do presidente da República, que, supõe-se, jamais se omitiria, seja quem for diante de um estado caótico. 
O ideal seria que todos os envolvidos nesta eleição presidencial demonstrassem franqueza, sinceridade e compromisso com o bom senso. Assim como o militar que está hoje na política.

Os recursos do país são escassos, a crise é grande. Nada poderá ser resolvido em cem dias, como alguns insinuam no discurso eleitoral.

Aliás, os vices parecem melhores que os titulares. 

*Escritor e jornalista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por