Por que não atinjo meus objetivos?

20/01/2017 às 20:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Cynara Bastos*

Todos nós temos sonhos. Mesmo aquelas pessoas que dizem que não têm, se fizerem uma reflexão cuidadosa e sincera, acabarão reconhecendo os seus.

Qual a diferença entre sonho e objetivo? Na prática, nenhuma. Mas usamos a expressão sonho, muitas vezes para nos abstermos no caso de não conseguirmos realizar esses desejos. Já quando dizemos que temos um objetivo, temos uma meta traçada, um plano para atingi-lo. 

Quando eu digo: “tenho um sonho de um dia conhecer a Índia”, percebe que não é nada tangível? Um dia, quem sabe... daqui a um, cinco ou dez anos! Agora veja afirmação: “Tenho o objetivo de ir conhecer a Índia”. Quem tem algo como um objetivo, provavelmente já traçou um plano para atingi-lo. 

Por falar em planos, esta é uma época muito propícia para se falar sobre isso. Por que será que tantas pessoas iniciam o ano cheias de objetivos e planos e acabam desistindo ou não atingindo seu intento? Porque antes de definir metas e planos para atingi-los é muito importante entender se isso faz sentido verdadeiramente para você.

Se você, por exemplo, colocar como meta estar com o inglês avançado até dezembro de 2017, precisará primeiro se perguntar: Por que isso é importante? O que espero obter com isso? O que vou sentir quando atingir esse objetivo? Quais são os seus planos? O que você precisará fazer para alcançar o que quer? Para se dedicar a essa meta, do que você precisará abrir mão?

Quando refletimos cuidadosamente sobre cada um desses aspectos, conseguimos entender diversos pontos importantes que podem estar nos impedindo de atingir nossos objetivos ou mesmo nos fazendo ter planos que na verdade não nos interessam. Quanto maior for o seu autoconhecimento, melhor condição você terá de definir metas coerentes com quem você é e com o que faz sentido para você. E quanto mais consciente você estiver de tudo aquilo que será necessário para atingir seus objetivos, quanto mais foco, maior será a possibilidade de atingi-lo.

Os sonhos e objetivos se tornarão realidade, se você definir prazos e planos para atingi-los e também se comprometer a fazer tudo aquilo que for necessário para concretizá-los. O que você quer realmente realizar em 2017? O que está realmente disposto a fazer?

(*) Coordenadora de Carreiras do Ibmec/MG

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por