Preservação ambiental

26/10/2016 às 18:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:23

Paulo Werner *

O cidadão deve ser conscientizado desde a infância para crescer consciente da importância da preservação ambiental. As cavernas são um exemplo da seriedade desse cuidado, pois ainda são pouco conhecidas do grande público e têm um papel fundamental para o meio ambiente e o turismo sustentável. 

Conforme dados do Cadastro Nacional de Cavernas (CNC), o Brasil tem 6.414 cavidades subterrâneas registradas. Durante muito tempo, diversas grutas ficaram abandonadas ou fechadas para o público, sem investimentos. Trata-se de uma situação que é possível mudar, quando a relevância desses locais é apresentada o quanto antes. Afinal, as grutas têm uma importância ambiental, histórica e ainda são espaços com grande potencial turístico.

A região Sudeste tem o maior número de cavernas no Brasil, totalizando 2.744, sendo que só em Minas Gerias são 1.966 grutas. Mesmo com essa quantidade, muitas pessoas nunca foram a uma e nem sabem o que já foi descoberto dentro delas, sem noção da importância histórica e ambiental que elas representam.

Os registros fósseis encontrados dentro das grutas permitem recuperar muita informação e dados sobre a pré-história, um tema rico para se trabalhar com as crianças e relevante para o desenvolvimento e manutenção. Sempre fui apaixonado pelas cavernas e estudei muito sobre elas. À medida que pesquisava, crescia minha indignação com o descaso governamental e a falta de informação sobre o assunto. Assim o projeto “Terra de Lund” surgiu como um material rico em informações reais para levar conhecimento sobre as cavernas e a pré-história brasileira de maneira lúdica para crianças e adolescentes.

O projeto alerta sobre a importância da preservação ambiental e do patrimônio histórico. As cavernas são ambientes frágeis, com um delicado ecossistema e que abrigam uma fauna exclusiva. É crucial despertar o interesse pela pré-história brasileira, rica e com muitos elementos que podem ser explorados pelas escolas e centros culturais, incentivando a preservação de grutas e todo o conjunto que existe à sua volta.

(*) Idealizador do projeto Terra de Lund

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por