Preservação e atitude

20/09/2016 às 20:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:54

Conceição Pinto*

Palavras e expressões como sustentabilidade, responsabilidade social, preservação ambiental, entre outras, se incorporaram, nos últimos anos, ao dia a dia das pessoas e também das empresas. Esse é um aspecto de grande relevância em um cenário de crescente preocupação, em todo o mundo, com a possibilidade de esgotamento de recursos naturais. No entanto, trata-se apenas de um primeiro passo. Para que realmente consigamos desacelerar – e, quem sabe, reverter – os danos ao meio ambiente, é fundamental que a conscientização se transforme em atitudes, ações concretas, envolvendo o empenho de cada indivíduo.

Nesse sentido, as corporações têm um papel fundamental. Em primeiro lugar, agregando a questão do desenvolvimento sustentável, de forma definitiva, aos negócios, para que isso sirva de suporte à definição de estratégias, políticas e processos internos que reduzam, continuamente, o consumo dessas matérias-primas. Além disso, podem e devem desenvolver iniciativas que minimizem os impactos ambientais de suas atividades, envolvendo a participação dos seus colaboradores.

Um caminho é equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais e, ainda, sensibilizar os funcionários sobre a importância de se fazer escolhas conscientes e sustentáveis. Foi justamente esse o principal objetivo da criação do programa MB Consciente Ambiental, desenvolvido internamente pelo banco, há seis anos. 

Entre as atividades, estão a gestão de resíduos (coleta seletiva, com destaque para o papel, principal resíduo gerado pela empresa, e o correto descarte de lâmpadas, banners e eletroele-trônicos), em conjunto com a educação ambiental dos colaboradores.

Os benefícios conquistados vão além da própria empresa. Os funcionários, hoje, não ficam limitados a se engajar nas ações internas: multiplicam os conhecimentos relativos ao consumo consciente, adquiridos por meio do programa, entre seus familiares e amigos. A partir do que aprendem sobre a gestão responsável dos recursos no trabalho, também estão mudando a sua postura na rotina diária e mostrando que atitudes individuais podem fazer toda a diferença.

(*) Gerente de Marketing Corporativo e Relacionamento do Mercantil do Brasil

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por