Protagonismo na carreira

21/09/2016 às 20:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:55

Cynara Bastos*

Quando falamos em protagonismo na carreira, e na própria vida como um todo, estamos falando de algo muito parecido com os protagonistas dos filmes, ou da sua história predileta. Trata-se de assumir o seu lugar como personagem principal da sua história. Abaixo aponto algumas ações importantes para seguir esse caminho.

Adote uma postura positiva e otimista. Ao viver situações difíceis e desafiadoras, devemos buscar a solução desses problemas e não ficar lamentando pela existência do problema. Adotar uma postura de vítima pode parecer mais fácil, mas nunca é a melhor alternativa. Quando nos reconhecemos como alguém que pode mudar o que não está bom, descobrimos recursos que nem imaginávamos que tínhamos. Você já viveu uma situação em que se surpreendeu com os resultados que teve quando assumiu o controle? Tudo o que nos acontece está associado as escolhas e ações que tomamos diariamente. 

Ficamos muito vulneráveis quando não sabemos quem somos e o que faz sentido em nossas vidas. Existe grande possibilidade de sermos manipulados quando não sabemos o que queremos. Você já se viu envolvido em alguma atividade que não tinha absolutamente nada a ver com você? 

Quanto mais conscientes estivermos de quem somos, menor o risco de nos envolvermos com algo que não é importante e maior a probabilidade de termos êxito em nossos projetos. Por isso, reconheça seus valores, suas forças e pontos de desenvolvimento. Cuide do aprimoramento do seu ser.
Você deve investir em si mesmo! Muitas pessoas justificam sua inércia com a ideia de que não recebem incentivo para investir em sua carreira, em seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

É importante destacar que as pessoas que têm êxito em suas vidas são aquelas que reconhecem que se não fizerem algo por si mesmas, ninguém fará. Então, não fique esperando que a empresa invista em você, não espere que as oportunidades caiam do céu. Planeje e faça a gestão da sua carreira e crie a boa sorte em sua vida!

(*) Supervisora de Carreiras do Ibmec/MG

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por