Quem foi o Dr. Adhemar?

08/05/2017 às 18:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:28

Aristóteles Drummond*

O Brasil é o país das lendas. Uma delas, com certeza, foi um dos nossos primeiros estadistas: Adhemar de Barros. Quatrocentão paulista, formou-se em medicina no Rio, pós-graduado e com residência médica na Alemanha e França. Foi um homem de visão global, que nasceu com o século, no mesmo dia do Brasil. Teria 117 anos. 

Inventaram para ele a legenda do “rouba, mas faz”, frase que ele nunca pronunciou. Era uma época em que não se roubava, mas também não se ousava fazer. Mas ele fez muito.

Adhemar era deputado estadual em São Paulo, com trinta e poucos anos, quando o presidente Getulio Vargas o chamou a São Lourenço, onde estava no Hotel Brasil, e o convidou para ser interventor em São Paulo. O homem era o dinamismo em pessoa e começou logo a projetar e executar as mais fundamentais obras do estado e, talvez, do Brasil daqueles anos. Aliás, importantes até hoje, como as vias Anchieta e Anhanguera, o Hospital das Clínicas, os centros de pesquisa médica Emílio Ribas e Adolfo Lutz, o maior prédio do Brasil, sede do Banespa, da Vasp e dezenas de aeroportos no interior paulista e de Congonhas, além do estádio do Pacaembu, entre outras de impacto. No último mandato, construiu a rodovia Castelo Branco.

Em São Paulo, herdou inimigos de Getulio e, apesar de ter sido a mais importante barreira ao crescimento do comunismo no estado industrial, foi rejeitado por boa parte da elite. Só não foi presidente em 1955, com apoio de Getulio, pois a bala do 24 de agosto atingiu sua candidatura. Mais homem de ação do que de articulação, foi muito traído, mas nunca deixou de ser querido pelo povo.

Como empresário, foi ruralista, industrial, da Lacta de chocolates, fundou a Rádio Bandeirantes, origem do grupo BAND, desenvolvido depois por seu genro João Saad, e fundou, no Rio, onde tinha grande prestígio popular, o jornal “O Dia”.
E a turma da inveja, que não perdoa quem faz acontecer, criou a tal “caixinha do Adhemar”, que hoje seria coisa de vereador. No mais, foi o único político que se casou e foi velado na mesma casa. É isso aí!

(*) Jornalista e escritor

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por