Quem tem câncer deve controlar ansiedade

28/05/2020 às 20:56.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:37

Annamaria Massahud*

O diagnóstico de câncer afeta a saúde mental da pessoa e também dos familiares e cuidadores. A pandemia do coronavírus aumenta ainda mais essa preocupação. A ansiedade em relação a se infectar é perceptível, mas para um bom posicionamento sobre o que, realmente, está acontecendo e qual a melhor forma de se comportar, é importante estar informado e cuidar das emoções, evitando o estresse crônico e, consequentemente, a ansiedade, preservando o sistema imunológico.

Os pesquisadores da National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos apontam que o bem-estar emocional é retratado como a capacidade de lidar adequadamente com o estresse, adaptando-se às mudanças e aos tempos difíceis. Um período de incertezas e de distanciamento social é desafiador e leva a sentimentos de ansiedade, depressão e solidão. Felizmente, há muitas atitudes para gerenciar esses sentimentos e enfrentar esse período.

Quem trata de câncer deve conversar com o médico sobre consultas e tratamento. Os pacientes em processo de quimioterapia são ainda mais afetados, já que a imunidade fica comprometida. 

Em relação à saúde mental, algumas pessoas desenvolvem quadros psicológicos e psiquiátricos, como angústia, insônia, irritabilidade, estresse, medo, depressão e ansiedade. O momento requer a inclusão de alguns hábitos e atitudes no cotidiano para ajudar a lidar melhor com a ansiedade. Conforme a American Cancer Society, permanecer positivo auxilia na manutenção da sua saúde em geral. Além disso, reserve uma parte do dia para conversar com quem você mora e com quem está distante. Até mesmo, uma ligação em vídeo tem seu valor, pois a tecnologia tem sido uma grande aliada. 

Alguns tipos de respiração também acalmam e controlam a ansiedade. Pare e respire lentamente com mais tranquilidade e profundidade, colocando a mão sobre o abdômen para senti-lo se movimentar.

A ansiedade pode se exacerbar com excesso de informações. É fundamental estabelecer limites para ver notícias sobre a pandemia e se informar sempre por fontes oficiais, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Mastologia.
<CW20>Dormir bem, alimentar-se de forma saudável e manter uma prática ativa em casa, pode ajudar na saúde física e mental. Se necessário, procure acompanhamento psicológico com um profissional. Não hesite em conversar com seu médico, quando se sentir angustiado. Lembre-se que alguns atendimentos podem ser feitos por telemedicina, conforme protocolos e legislação pertinentes ao tema pelo Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde.

É fundamental a paciente e todas as pessoas com quem convive saberem que emoções – positivas ou negativas – interferem a favor ou contra o sistema imunológico. É por isso que ações e pensamentos como cuidar da saúde, ter atitude positiva e tratar o ambiente doméstico resultam no estímulo da esperança e são relevantes no processo de cura de uma doença tão complexa.

*Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Minas Gerais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por