Quem tem mais poder?

Opinião / 20/03/2021 - 06h00

Mauro Condé*

“Poder, mais tem quem menos demonstra querer tê-lo” - Francisco Gomez

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre as mais recentes mudanças no mundo.

Eles me levaram para dentro do mundo digital, onde fui recebido por Henry Timms e Jeremy Heimans, aos quais fui logo pedindo:

Ensinem-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Você é aquilo que compartilha, portanto aprenda a compartilhar e a dividir para aumentar seu poder e influência no mundo.

Henry e Jeremy são autores do livro “O Novo Poder” onde nos ensinam a como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre à frente em um mundo hiperconectado.

Peter Block, o Papa da Consultoria mundial, compartilha do mesmo pensamento e atesta que a mudança está se transformando num ato de escolha voluntária, enterrando com pá de cal a velha e ultrapassada estratégia do comando pela “esporrologia”.

O engajamento real cada vez mais exige distribuição de poder.

O Novo Poder se caracteriza por ser compartilhado, baseado em transparência e expressão pública de opiniões com debate forte e inteligente de ideias, inclusive contrárias, que moldam o pensamento de multidões.

Engana-se quem acha que o poder está nas mãos dos chefes, dos professores, dos médicos, diretores das prisões ou dos governantes, ele migrou nos últimos anos para as mãos dos funcionários, dos alunos, dos pacientes, dos presos e dos eleitores, impulsionados pela tecnologia de redes numa sociedade inspirada por memes e movimentos sociais.
Pincei do livro uma história que ilustra essa tendência.

Um médico boquiaberto e espantado ouviu de uma paciente palavras com terminologias que só ele deveria saber ligadas ao diagnóstico e tratamento da doença dela.

Bravo, deu uma bronca nela, por estar buscando conhecimento de tamanha profundidade médica antes de se consultar com ele.

Antes porém de se despedirem quis saber qual era a fonte dela e aí descobriu a existência de um site de medicina compartilhada chamado “PatientsLikeMe”, uma comunidade on line de mais quinhentas mil pessoas que vivem com milhares de doenças e compartilham suas informações médicas, diagnósticos, tratamentos e resultados on-line.
A revolução provocada pelo Novo Poder confirma a frase da Jedi Ahsoka Tano em Star Wars - Guerras Clônicas:
“Em um lugar escuro estamos nós. E mais conhecimento ilumina nosso caminho”.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários