Reestruturação da carreira para novas oportunidades

15/01/2021 às 17:22.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:56

Clara Marques*

 ano de 2020 abalou as estruturas do mundo e mostrou como a Covid-19 poderia ir muito além de uma doença devastadora da saúde, mas também da economia. Com as medidas de isolamento social adotadas por municípios e estados, diversas empresas perderam os lucros ou tiveram que encerrar as atividades, o que, por consequência, significou demissões.

Contudo, mesmo que a pandemia não tenha acabado ainda, 2021 pode significar o momento de conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. E, quando se fala na busca por uma vaga de emprego, não existem palavras melhores para traduzir o sucesso em um processo seletivo do que qualificação e habilidades comportamentais.

A qualificação está focada no conhecimento técnico para desempenhar determinada atividade. A elaboração de um currículo que traduza de forma clara e objetiva os conhecimentos adquiridos na sua vida profissional, a formação e todas as ações de desenvolvimento ao longo da carreira são muito importantes.

Também não podemos esquecer de outras formas, além do currículo, para se buscar um emprego. Recrutadores utilizam as redes sociais, em especial o LinkedIn, para a busca por bons candidatos. Se tornar visível no mercado ajuda no seu processo de recolocação e garante a sua empregabilidade.

Da mesma forma, ter um bom networking, ou seja, uma rede de contatos, é um outro facilitador para conquistar vagas. Pessoas que se relacionam e criam esta teia de contatos e conexões têm mais facilidade para vislumbrar novas oportunidades.

Junto com a qualificação estão as habilidades comportamentais. Não adianta ter uma boa qualificação se você não tem habilidades comportamentais para gerar resultados para a empresa onde você trabalha.

Essas habilidades são características pessoais compatíveis com as exigências do cargo. Estas habilidades mudam de acordo com as transformações do mercado, mas algumas permanecem como Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Adaptabilidade e Flexibilidade. Complementaria, neste momento de pandemia, com o Pensamento Sistêmico, Capacidade de abstração, Tolerância à ambiguidade, Coerência: discurso e prática e Postura de aprendizagem. Além do desenvolvimento em tecnologia, inteligência cultural e diversidade. Dito isso, lembre-se de sempre explorar o autoconhecimento, refletir sobre a sua carreira e definir metas, mas sem esquecer de sempre buscar uma capacitação.

Além disso, mantenha uma rede de contatos e esteja sempre informando-os sobre como você está no momento.

*Especialista em Recursos Humanos da Pacto Administradora de Condomínios

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por