Responsabilidade socioambiental

28/11/2018 às 22:44.
Atualizado em 28/10/2021 às 02:26

Jônatas Franco Campos da Mata e Nelson Ferreira Filho*

A atividade de mineração no Brasil contribui com cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Emprega cerca de 180 mil pessoas de forma direta e outras 500 mil indiretamente. A importância se deve à alta variedade e qualidade de depósitos minerais conhecidos, além do potencial para novas descobertas. Entretanto, os riscos de impactos negativos do setor mineral à sociedade são relevantes e, caso não sejam adequadamente prevenidos, as consequências podem inviabilizar o desenvolvimento de novos projetos.

Sabe-se que os empreendimentos de mineração possuem um ciclo de vida útil, tais como volume de reservas lavráveis, ritmo de extração ao longo dos anos, questões mercadológicas e aspectos relacionados à segurança operacional. Há situações em que, após este período produtivo, as antigas cavas e instalações de beneficiamento são simplesmente abandonadas, sem nenhuma preocupação com a reabilitação de áreas degradadas. Frequentemente, há problemas de fiscalização insuficiente, combinada à possível negligência por parte da administração da empresa responsável. Devido aos elevados custos necessários para o descomissionamento de uma mina, é imprescindível que este processo seja planejado desde o início do projeto. 

O fechamento de mina é o processo pelo qual, ao final da vida do empreendimento, são tomadas as providências para descomissionar a mineração. Há ações como desa-tivação das edificações e equipamentos, nivelamento e reve-getação das cavas exauridas, entre outras. E principalmente apoio à comunidade no sentido de amenizar possíveis efeitos econômicos negativos à população local.

O engenheiro de Minas é o profissional capacitado para conduzir estas ações. A Agência Nacional de Mineração (ANM) regulamenta os procedimentos necessários para um adequado fechamento de mina. Segundo a ANM, é essencial que, ao final do empreendimento, haja total controle dos impactos ambientais causados e as respectivas ações corretivas, de forma a entregar à sociedade o local devidamente reabilitado e pronto para ser útil. Em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) determina diretrizes gerais para a elaboração do Plano Ambiental de Fechamento de Mina (Pafem), instrumento de gestão ambiental que integra as ações de monitoramento e recuperação de áreas degradadas, bem como aspectos socioeconômicos decorrentes da desativação da mina.

Assim, o processo de fechamento de mina é abrangente e exige um planejamento meticuloso. Investimentos bem conduzidos ao longo da fase produtiva podem garantir a redução de traumas para sociedade e para empresa, a imagem de organização sustentável. O engenheiro de Minas do futuro, desta forma, deverá conjugar habilidades técnicas e pessoais no sentido de cuidar de todos os aspectos do projeto, considerando com grande prioridade as atividades relativas ao fechamento de mina.

(*)Jônatas Franco Campos da Mata é mestre em tecnologia nuclear, doutorando em tecnologia mineral e professor do curso de engenharia de Minas das Faculdades Kennedy de Belo 

(*)Nelson Ferreira Filho é doutor em engenharia de produção, coordenador e professor do curso de engenharia de produção das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por