Resultados que importam

20/01/2017 às 20:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Mauro Condé*

1100 empresas morrem por dia no Brasil. 20 milhões de empresas estão ativas atualmente e cerca de 2 milhões são abertas por ano.
É neste cenário desafiador que você compete, onde a coisa mais importante após a criação de uma empresa é a sua gestão.

Para isso você precisa administrar sua empresa com a faca entre os dentes em busca dos seguintes resultados que mais importam:
Faça com que sua empresa consiga um crescimento ano a ano e gere o maior retorno financeiro para seus donos e acionistas.

Gerencia sua empresa para que ela tenha sempre um Caixa positivo. O caixa é ainda mais importante do que o lucro. Cuide bem do giro saudável dos principais indicadores da sua empresa:

Encurte ao máximo o prazo dos seus recebíveis (suas contas a receber) – tente receber o máximo que puder à vista, priorize o recebimento pelo cartão de débito ao invés do cartão de crédito. Priorize o recebimento em forma de pré-pago.

Alongue ao máximo o prazo dos seus pagáveis (suas contas a pagar) – tente pagar o máximo que puder à prazo, sem juros, em parcelas e com o prazo de vencimento mais longo possível.

Melhore o giro dos seus estoques – faça-os girar o mais rápido possível – menos estoque parado na empresa significa maior lucratividade.
Encurte o ciclo de todas as suas atividades, fazendo seu produto chegar mais rápido às mãos dos seus clientes.

Aumente sempre a margem de lucro da sua empresa, da seguinte forma = aumentando as vendas e ao mesmo tempo diminuindo seus custos e despesas.

Explore o aumento das suas vendas de três maneiras – aumente suas vendas orgânicas, quando possível aumente suas vendas através de fusões e aquisições com outras empresas e principalmente explore cada vez mais o aumento das suas vendas provenientes do aumento da Inovação em sua empresa.

Reduza as despesas e os custos sempre – mantenha-os sobre rigoroso controle, não permita que seus custos e despesas aumentem percentualmente mais do que suas receitas, busque dobrar as receitas e reduzir seus custos pela metade. Não aprove despesas sem antes questionar alternativas de igual qualidade e preço menor.

Administre sua empresa como se você concorresse ao prêmio de pessoa mais “pão dura do planeta” e como se ela estivesse “quase em estado de falência”- não gaste o que não tem e nem gaste o que não precisa.

Ganhar não é a coisa mais importante do mundo, mas querer ganhar é!

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por