Revisitando o Jequitinhonha e sua gente...

13/06/2017 às 14:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:04

Zé Silva*

Na semana passada, tive a alegria e o entusiasmo de revisitar o Vale do Jequitinhonha. Revendo amigos, parceiros e lideranças que buscam com organização, mobilização e parcerias superar os grandes desafios da região. Um dos berços da cultura de Minas, o Jequitinhonha renova projetos e esperanças com a sua arte popular, suas culturas e sua juventude engajada na construção de comunidades sustentáveis, a partir da importância de uma de suas bases econômicas, a agricultura familiar.

Propusemos na Câmara Federal e realizamos em Almenara uma audiência em mesa-redonda que mobilizou centenas de agricultores, lideranças e gestores públicos para conhecer, apreender e debater as atuais politicas publicas para o desenvolvimento da agricultura familiar e o fortalecimento de processos para alcançar sustentabilidade maior nos projetos da reforma agrária brasileira. 

Participaram do evento gestores e dirigentes de órgãos governamentais para o setor rural, entre os quais a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, e a  Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Mais até que a força econômica da agricultura regional, a cultura ancorada nas atividades rurais indica que o fortalecimento e sustentabilidade do setor é a base fundamental para vencer os desafios sociais do Jequitinhonha. 

Não por acaso, a realização da audiência coincidiu com os tradicionais eventos da Festa da Mandioca em Almenara, onde economia, arte, tecnologias e festas se juntam para reiterar que o  Vale quer seguir em frente, mas sem perder suas tradições e fontes de sabedoria. O evento deste ano teve conquistas importantes a comemorar, como o começo dos processos de regularização fundiária para as milhares de famílias assentadas na região, uma das politicas que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário está implementando em todo o Vale.

Entretanto, é claro que os desafios do Vale não se restringem ao que acontece em sua economia rural. E, nesse sentido, participamos de diversas outras lutas e demandas da região, colocando-as como prioridades da nossa ação parlamentar. Por exemplo, a conclusão das obras da BR-367, uma reivindicação que se arrasta há cerca de 20 anos e ainda sem solução. A rodovia é fundamental para o desenvolvimento de todo o Jequitinhonha, de sua economia e principalmente para a qualidade de vida e segurança de sua gente.

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por