Segredo para ter mais tempo

23/07/2018 às 20:22.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:33

Mauro Condé

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre matemática aplicada.[/TEXTO] Eles me transportaram para a Itália ,no ano de 1906, onde fui recebido por um pensador chamado Vilfredo Pareto.

Fui logo pedindo para ele: Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

– “Aprenda o segredo para ter mais tempo e produzir mais resultado: faça analises de dados mais inteligentes aplicando o Princípio 80/20, que eu criei depois de observar que 80% da riqueza estava concentrada nas mãos de 20% das pessoas. Fiquei ainda mais fascinado quando comecei a perceber a repetição desse padrão nos eventos mais comuns do nosso cotidiano.”

Simples e genial, essa teoria desenvolvida no início do século passado, ainda cai como uma luva nos tempos modernos de tecnologia avançada.Perceba como o Princípio de Pareto está em tudo o que nos cerca: 20% das terras produzem mais de 80% dos alimentos; 20% das nuvens produzem 80% das chuvas. Até nos negócios aplicamos a análise de Pareto: 20% dos clientes respondem por 80% dos lucros; e 20% dos vendedores por 80% das vendas.

Outro dia percebi que Jack Welch, o maior administrador de todos os tempos, inspirou-se em Pareto para criar a famosa curva de avaliação de funcionários, na qual 20% são promovidos e 80% melhor avaliados (70% mais treinados e orientados e 10% afastados).


No futebol , 20% dos times mais bem classificados no campeonato de um ano repetem suas performances na mesma região da tabela no ano seguinte, alternando apenas as suas posições. Na Geografia, 80% da economia brasileira está incrivelmente concentrada em áreas localizadas em até 200 km da costa. O que está por trás desse conceito é a lógica que separa os pouco vitais (os 20%) dos muito triviais (os 80%) em todas as áreas.

Ao conhecer a regra 80/20 um famoso presidente dos Estados Unidos exclamou que “o mais importante é raramente urgente e o mais urgente raramente é importante”, dando origem à Matriz Eisehnhower de Gestão de Tempo, que nos ensina a priorizar sempre as tarefas mais importantes antes das tarefas simplesmente urgentes. Faça como Pareto e aplique a regra 80/20 em sua vida, afinal o segredo para ter mais tempo é fazer menos coisas com mais resultado.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por